Revista Iniciacom é relançada durante o Intercom 2018


11 de setembro de 2018

O 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), realizado de 2 a 8 de setembro em Joinville (SC), foi o palco de um importante marco para as publicações da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom): o relançamento, após um intervalo de quatro anos, da “Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social” (Iniciacom).

Voltada a graduandos e recém-formados no campo da Comunicação, a Iniciacom tem caráter formativo: os artigos submetidos são avaliados por pareceristas, cuja missão não é unicamente selecioná-los, mas também promover sugestões e contribuições que melhorem a qualidade científica desses textos.

O volume 7, número 1 apresentado no último dia 6 de setembro é a 12ª edição da revista, coordenada pela professora Sônia Caldas Pessoa, diretora adjunta científica da Intercom. Dialogando com o tema do congresso deste ano, “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”, a publicação é também uma homenagem ao professor José Marques de Melo, fundador da Intercom e que estimulou o relançamento do título.

“O projeto de retomar a Iniciacom foi uma decisão da Diretoria Científica com o apoio do professor José Marques de Melo, com o objetivo de incentivar a formação de jovens pesquisadores. Houve um grande esforço da Diretoria Científica, com a colaboração da Presidência e da Secretaria da Intercom, bem como dos coordenadores das Divisões Temáticas do Intercom Júnior, para que o estudante de graduação em Comunicação tenha espaço, pois são raras as publicações acadêmicas que o contemplam”, afirma Sônia Pessoa.

Ao todo, foram submetidos 79 artigos, dos quais 17 foram selecionados para a 12ª edição. “Fizemos um banco de artigos para publicação de uma nova edição no início de 2019, antes da abertura de uma nova chamada”, explica a editora da revista. Entre os 17 textos publicados agora, oito abordam gênero, cinco são de temática racial (dois deles também de gênero), três tratam da questão LGBT e um é sobre voz das minorias no ciberespaço.

Clique aqui para ler a Iniciacom (v.7, n.1) na íntegra.

Imagens: Luiza Martins

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA



Horário de atendimento:
SOMENTE NA INTERCOM PINHEIROS