EXPOCOM 2019: PRIMEIRA MATÉRIA DA SÉRIE MOSTRA OS VENCEDORES DAS MODALIDADES EMBALAGEM E GAMES, NA CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

9 de outubro de 2019

O JORNAL INTERCOM dá início à série especial sobre os vencedores da etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2019 (Expocom 2019).

Promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Expocom é composta por cinco etapas regionais, cujos vencedores se apresentam na etapa nacional. Os premiados nacionais de 2019 foram anunciados no dia 7 de setembro, na cerimônia de encerramento do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Sergio dos Santos Clemente Júnior (ECA-USP), parecerista da Expocom há dez anos e que, em 2019, participou da avaliação na etapa nacional e nas cinco regionais, ressalta que os 298 trabalhos apresentados em Belém são vencedores. “Todos os finalistas representaram muito bem suas respectivas regiões, tanto em termos de embasamento teórico quanto de criatividade e execução”, afirma. “Os principais pontos positivos dos trabalhos submetidos neste ano foram a adequação às categorias e modalidades de forma consistente aos itens avaliados”, completa Letícia Segurado Côrtes (UFG), que também faz parte da equipe de avaliadores.

João Carlos Picolin (Claretiano), coordenador geral da Expocom 2019 ao lado de Genio Nascimento (UAM/Intercom), concorda: “As etapas regionais foram espetaculares. Percebemos que a qualidade dos trabalhos tem aumentado a cada ano”, afirma. “Isso significa não só que os estudantes de graduação estão se empenhando, mas também que os orientadores têm se dedicado aos trabalhos experimentais de seus alunos e que as escolas adotam linhas pedagógicas coerentes e sólidas”, explica o professor Picolin.

Segundo ele, as temáticas sociais são o grande destaque deste ano, mostrando que existe uma forte conexão entre a universidade e a sociedade. “O resultado é um egresso que chega ao mundo do trabalho com ideias novas e críticas, que busca solucionar as questões emergentes na sociedade.”

“Fiquei contente em receber trabalhos bem estruturados: com fundamentação teórica, diagnóstico correto da situação, alinhamento da estratégia ao diagnóstico e à fundamentação teórica, e com um processo criativo incrível e ajustado a todo esse processo anterior. Outro ponto que me despertou a atenção foi o número de trabalhos preocupados em causar algum tipo de impacto social positivo”, comenta o publicitário Elton Tamiozzo de Oliveira, parecerista nas categorias Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.

Ao longo das próximas semanas, o JORNAL INTERCOM mostrará os trabalhos premiados na etapa nacional da Expocom 2019. Conheça, agora, dois vencedores.

HISTÓRIAS CONTADAS, BODE IOIÔ: a embalagem de audiolivros e a responsabilidade social a favor das famílias do Instituto da Primeira Infância (Iprede)
MODALIDADE: PT07 Embalagem (avulso)
EQUIPE: Lucas Bruno de Moraes Sales (aluno líder), João Victor Bessa Barreira, Rayla Santos de Oliveira, Saulo Bazílio de Alencar e Wilker Felipe da Silva Meireles.
ORIENTADORES: Tarcísio Bezerra Martins Filho e Kátia Regina Azevedo Patrocínio.
INSTITUIÇÃO: Universidade de Fortaleza (Unifor).
DESCRIÇÃO: O trabalho relata o processo de criação do projeto gráfico e produção de embalagem para os audiolivros da coletânea “Histórias Contadas”, iniciativa desenvolvida para o Iprede na disciplina de Mídias Sonoras. A partir de um dos volumes pensados para a coleção, um audiolivro baseado na história do Bode Ioiô (personagem da cultura cearense), a equipe analisou como as ilustrações e os demais elementos gráficos que compõem a identidade visual do projeto se relacionam com os temas abordados na obra e como a embalagem produzida agrega valor ao produto final enquanto instrumento de auxílio ao desenvolvimento infantil.
“Após sermos premiados na Mostra de Publicidade da Unifor, fomos para a Expocom a fim de tentar trazer mais um prêmio para nossa instituição e também para ter essa experiência acadêmica incrível. Estávamos bem confiantes, mas ficamos muito surpresos quando anunciaram o nome do nosso trabalho – quando o apresentador da Expocom falou que o nome do trabalho vencedor era grande, nós nos olhamos: “É a gente!”. Foi incrível.
O reconhecimento que recebemos na Expocom 2019 ficará marcado em nossa vida pessoal e acadêmica, pois é muito importante para nosso futuro profissional e abre portas para termos sucesso na carreira. Essa vitória nos deu mais confiança em nossos talentos e para explorarmos novas possibilidades, visto que o trabalho de embalagem foi algo novo para todos nós e gerou ótimos resultados.” – Lucas Bruno de Moraes Sales

LA DONNA
MODALIDADE: PT14 Games (avulso)
EQUIPE: Valéria Wojcik (aluna líder), Giovanna Talamini e Natália Chimborski de Oliveira.
ORIENTADOR: Alexsandro Teixeira Ribeiro.
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Uninter.
DESCRIÇÃO: Jogo de tabuleiro que aborda a violência contra a mulher, com o objetivo de conscientização dos jogadores.
“O momento da premiação foi surreal, jamais vivido pelas integrantes do grupo. Foi um mix de emoções: não sabíamos se ríamos ou se chorávamos.” – Valéria Wojcik

LEIA TAMBÉM:

EXPOCOM 2019: 298 TRABALHOS APRESENTADOS E PREMIAÇÃO EMOCIONANTE EM BELÉM

TUDO SOBRE A EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS EXPERIMENTAIS DA GRADUAÇÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br