17/11: lançamento do Migracine – Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais

10 de novembro de 2021

Será lançado no dia 17/11, às 18h, o Migracine - Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais. O evento terá a presença do multiartista Welket Bungué, com a palestra "A autorrepresentação como atitude libertadora no cinema", seguida por debate. O encontro é gratuito e aberto ao público, com emissão de certificado a ouvintes. As inscrições podem ser feitas aqui. Também pelo link de inscrição é possível acessar seis filmes de Welket que foram disponibilizados para o evento.

Welket Bungué é artista transdisciplinar, de etnia balanta, nascido na Guiné-Bissau em 1988. Reside em Berlim, mas trabalha artisticamente ao nível internacional. É cofundador da produtora KUSSA, licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). É membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema, da Deutsche Filmakademie, e da European Film Academy.

O Migracine - Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais é um projeto dos grupos de pesquisa Deslocar – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo e Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência, do PPGCOM ESPM, e EIKOS – Imagem e experiência estética, PPGCINEAV UNESPAR.

O site foi criado com o objetivo de ampliar e atualizar, de modo permanente, o acesso a dados de obras audiovisuais sobre migrações transnacionais, em diferentes formatos, linguagens e gêneros narrativos. Entra no ar com mais de 200 obras catalogadas, entre filmes de ficção, documentários e séries de todos os continentes, e um sistema de busca disponível por palavras-chave, regiões geopolíticas e/ou interfaces temáticas: Infância e juventude; Gênero e sexualidade; Racialidade e Realizadores(as) migrantes e refugiados. O projeto é coordenado pelas professoras Denise Cogo e Gabriela Almeida, da ESPM, e pelo professor Rafael Tassi Teixeira, da Unespar.

Siga o Migracine no Instagram (@observatoriomigracine).

Leia entrevista com Welket Bungué publicada na Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (REBECA), da SOCINE

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br