ISSN 2175-4683

TRABALHOS


DT8-PC: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
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 3491-1 - AS NARRATIVAS DOS JORNALISTAS DA TV BRASIL: O CAMPO INTERNO DE UMA EMISSORA PÚBLICA BRASILEIRA
Allana Meirelles Vieira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Iluska Maria da Silva Coutinho (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Jornalistas, TV Pública, TV Brasil, Autonomia
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 3155-1 - A COBERTURA DAS COTAS RACIAIS DE ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA NA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO
Natália Oliveira Teles da Silva (Universidade de Brasília); Elen Cristina Geraldes (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Cotas raciais, Ações afirmativas, Empresa Brasil de Comunicação, Comunicação Pública, Racismo
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 3290-1 - A CONSTRUÇÃO DE UMA CONTRA-HEGEMONIA NO ESPAÇO TELEVISIVO
Ana Inés Garaza (Universidade Federal Juiz de Fora); Iluska Coutinho (Universidade Federal Juiz de Fora)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Políticas da comunicação, organizações sociais, contra-hegemonia, televisão, narrativas audiovisuais
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 1939-1 - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO DE AVAÍ/SP
Hellen Fernandes Rodrigues (Faculdade Anhanguera de Bauru); Marta Regina Garcia Cafeo (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação); Jose Anderson Santos Cruz (Faculdade Anhanguera de Bauru); Beatriz Godoy Bazzano Lopez (Universidade Católica Dom Bosco)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Transparência, Cidadãos
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 646-2 - A IMPRENSA COMO “INSTITUIÇÃO” POLÍTICA: ANÁLISE DE DISCURSOS E DE SENTIDOS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA PROVOCADOS PELO JORNAL EXTRA NO FACEBOOK
Ricardo Bedendo (Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Jornalismo, Segurança Pública, discurso, poder, política
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 500-1 - A LIBERDADE DE IMPRENSA EM JULGAMENTO: A DECISÃO DO STF NA ADPF 130 E SUAS REPRESENTAÇÕES NO O GLOBO
Carlo José Napolitano (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Supremo Tribunal Federal, ADPF 130, O Globo
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 3680-1 - A REPRESENTAÇÃO DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS NA TV PÚBLICA BRASILEIRA
Luisa Martins Barroso Montenegro (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  radiodifusão pública, indicadores de qualidade da UN, populações indígenas, representação social
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 3625-1 - A SELETIVIDADE DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO E, OU, INDEPENDENTE NA LEI DA TV PAGA
Pedro Andrade Caribé (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Lei da Tv por Assinatura, udiovisual, Brasileiro, Independente
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 2549-1 - A TV DIGITAL DO BRASIL: POLÍTICAS, IMPLANTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Marco Lunardi Escobar (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  TV Digital, implantação, Brasil, Interatividade
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 3880-1 - AGENDA MEDIÁTICA E AGENDA PÚBLICA DO CASO BPN: UMA ANÁLISE DOS CANAIS DE TELEVISÃO EM PRIME-TIME E DA REDE SOCIAL FACEBOOK
Mafalda Alexandra Lobo Pereira (Centro de Investigação Media e Jornalismo)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  caso BPN, Televisão, Agenda-Setting, Corrupção Política, Facebook
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 3601-1 - AÍ JÁ É VANDALISMO: MÍDIA, PODER SIMBÓLICO E DISPUTA DE SENTIDO
Raquel Dornelas (Universidade Vila Velha)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  poder simbólico, disputa de sentido, black bloc
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 878-1 - AS INTERFACES ENTRE O TERCEIRO SETOR E O CAMPO MIDIÁTICO: AS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS DESENVOLVIDAS PELA ANDI
Rafaela Caetano Pinto (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Campo midiático, Terceiro setor, ANDI – Comunicação e Direitos
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 1286-1 - CAMPO DAS MÍDIAS, MIDIATIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O MARCO CIVIL DA INTERNET
Marcio da Silva Granez (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  campo das mídias, midiatização, normatização, Marco Civil da Internet
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 1032-1 - COMO FALAR SEXO-SEXUALIDADE-GÊNERO PARA CRIANÇA: A CIÊNCIA NOS MANUAIS
Fabiana Micaele da Silva (Universidade Estadual de Campinas)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Análise do Disurso, Criança, Sexualidade, Sexo, Gênero
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 220-1 - COMO OS OPERADORES DA COMUNICAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO VEEM A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Wákila Nieble Rodrigues de Mesquita (Universidade de Brasília/Instituto Federal Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  LAI, Comunicação, Institutos Federais, Acesso à informação, Transparência
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 3009-1 - COMUNICAÇÃO POPULAR NO SEMIÁRIDO: A EXPERIÊNCIA DA ASA
Viviane dos Santos Brochardt (Universidade de Brasilia)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação popular, mobilização social, participação
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 169-1 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E JORNALISMO EM MÍDIA PÚBLICA
Emerson dos Santos Dias (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  jornalismo, comunicação pública, democratização da comunicação, EBC
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 3114-1 - CONSTRUINDO UMA CULTURA DA TRANSPARÊNCIA: POLÍTICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Luma Poletti Dutra (Universidade de Brasília); Fernando Oliveira Paulino (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Políticas de Acesso a Informaç, Lei de Acesso à Informação, Transparência
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 1517-2 - COPRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA INTERNACIONAL NO BRASIL E NA ARGENTINA (2005-2014): UM ESTUDO COMPARADO
Flávia Pereira da Rocha (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Coprodução cinematográfica;, Política audiovisual, Estratégias, Cinema brasileiro, Cinema argentino
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 3901-1 - CROWDFUNDING PARA JOGOS DIGITAIS: ESTRATÉGIAS DE FINANCIAMENTO E A RECONFIGURAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA
Juliano Mauricio de Carvalho (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  financiamento coletivo, jogos digitais, cadeias produtivas, indústrias criativas, políticas de comunicação
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 102-1 - DOS CORONÉIS ELETRÔNICOS ÀS CRUZES MIDIÁTICAS: UM CONCISO PANORAMA DO CAMPO POLÍTICO-MIDIÁTICO BRASILEIRO
Andre Kron Marques Zapani (Universidade Tuiti do Paraná)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  coronelismo eletrônico, propriedade cruzada, concentração midiática, campo midiático, políticas de comunicação
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 1510-1 - E-SIC E A COMUNICAÇÃO PÚBLICA: A APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO CONTROLE SOCIAL
Maiara Sobral Silva (Instituto Federal do Tocantins); Kelinne de Oliveira Guimarães (Instituto Federal do Tocantins)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  LAI, e-SIC, opacidade informacional, transparência informacional, gestão da comunicação pública
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 3221-1 - ESFERA PÚBLICA E TECNOLOGIA: NARRATIVAS VISUAIS EM TERRITÓRIOS INFORMACIONAIS DIGITAIS
Ruth de Cassia dos Reis (Universidade Federal do Espírito Santo); Ana Clara Magnago Bianchi (Universidade Federal do Espírito Santo)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  esfera pública, imagem, celular, cartografia, cidade-ciborgue
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 3004-1 - ESTUDOS SOBRE MARCO REGULATÓRIO DA COMUNICAÇÃO REALIZADOS PELO GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO, ENTRE 2000 E 2014
Juçara Gorski Brittes (Universidade Federal de Ouro Preto); Francine Vilas Boas (Universidade Federal de Ouro Preto)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Marco Regulatório, Democratização da Comunicação, Legislação da Comunicação
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 2847-1 - GIGANATAL: CONSTRUÇÃO SOCIOTÉCNICA E LEGITIMAÇÃO SOCIAL DE UMA REDE DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
Nelson Simões da Silva (Universidade de Brasília); Janara Kalline Leal Lopes de Sousa (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  políticas de comunicação, rede comunitária, regulação, internet
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 2896-1 - IBGE PERGUNTA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO PRODUTORA DE ESTATÍSTICAS?
Renata Cristina Freire Correa (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, estratégia, cidadania
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 676-1 - INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES DERIVADAS DA INTERFACE
Carlos Augusto Gonçalves Camilotto (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Intelectuais, Poder, Interface, Comunicação Social, Papéis sociais
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 3085-1 - INFÂNCIA (DES)REGULADA: POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE COMUNICAÇÃO PARA CRIANÇAS
Ana Carolina Correia Pinto da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Infância, Televisão, Políticas públicas
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 783-1 - INVESTIGAÇÕES SOBRE A IMAGEM DA PRESIDENTE PELA PERSONAGEM DILMA BOLADA NAS REDES SOCIAIS
Alexandre Augusto da Costa (Universidade Federal de Juiz de Fora); Iluska Maria da Silva Coutinho (Universidade Federal de Juiz de fora)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Representação Política, Humor, Dilma Bolada
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 1101-1 - O DIPLOMA DE JORNALISMO NO ACÓRDÃO DO STF E AS ARTICULAÇÕES PELO RETORNO DA PROFISSÃO REGULAMENTADA
Marcelo Alves (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Regulamentação, Diploma, Jornalismo, Senado, PEC 33/2009
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 761-1 - O PAPEL DOS INTELECTUAIS NA LEGITIMAÇÃO DA CANDIDATURA DE DILMA ROUSSEFF (PT) À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2014
Thamiris Franco Martins (Universidade Federal de Juiz de Fora); Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  poder;, política;, intelectuais, comunicação
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 1802-1 - O USO DA INTERNET COMO INSTRUMENTO DE TRANSPARÊNCIA PELOS VEREADORES DE SÃO PAULO
Ivone Ananias dos Santos Rocha (Universidade de Mogi das Cruzes)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Mídia digital, vereadores de São Paulo, Participação política, Comunicação pública, Políticas públicas
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 65-1 - ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: INICIATIVAS DE FORTALECIMENTO DO JORNALISMO DE INTERESSE PÚBLICO?
Guilherme de Oliveira Simão (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  jornalismo sem fins lucrativos, colaboração, Agência Pública.
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 486-1 - OS IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO PARTIDÁRIA: NOVOS FORMATOS, CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS
Nelson Toledo Ferreira (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação partidária, comunicação política, novas tecnologias, partidos políticos, estratégias de comunicação
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 3623-1 - PENSAR A COMUNICAÇÃO PÚBLICA LATINO-AMERICANA NO CONTEXTO DA “CULTURA DA CONEXÃO”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Elton Bruno Barbosa Pinheiro (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Cultura da Conexão, Propagabilidade, Participação, América Latina
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 3712-1 - PERCURSOS MARCADOS: O LUGAR DA DISCUSSÃO SOBRE POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO NOS ESTUDOS DE TELEVISÃO E INFÂNCIA
Luisa Guimaraes Lima (Universidade de Brasilia)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Políticas de Comunicação, Televisão, Infância
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 2603-1 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E EFETIVIDADE DA JUSTIÇA À LUZ DAS TEORIAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA E DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Janara Kalline Leal Lopes de Sousa (Universidade de Brasília); Vanessa Negrini (Universidade de Brasília); Elen Geraldes (Universidade de Brasília)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Política de Comunicação, Comunicação Pública, Lei de Acesso à Informação, Juizados Especiais
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 331-1 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO EM PORTUGAL: AÇÕES REGULATÓRIAS INSTIGANTES PARA O BRASIL
Paulo Fernando Liedtke (Universidade Federal de Santa Catarina)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Regulação, Comunicação Social no Brasil e, Políticas de Comunicação, midia, Entidade Reguladora da Comunic
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 3469-1 - POLÍTICAS DE MÍDIA-EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE EMPODERAMENTO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
Deborah Fernandes Carvalho (Universidade de São Paulo)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  mídia-educação, publicidade, infantil, políticas, cidadania
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 3697-2 - POSSIBILIDADES PARA O JORNALISMO EM MEIO À CRISE DE UM MODELO DE NEGÓCIO1
Rita de Cássia Romeiro Paulino (Universidade Federal de Santa Catarina); Mariane Pires Ventura (Programa de Pós-Graduação em Jornalismo)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  jornalismo, qualificação profissional, novas tecnologias, empreendedorismo
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 2399-1 - QUANDO A MÍDIA FALA DE SI: A DISPUTA PARA A VISIBILIDADE DE POSICIONAMENTO SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Fabiana da Costa Pereira (Universidade Federal de Santa Maria)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  campos sociais, estratégias da comunicação, visibilidade midiática, regulamentação da comunicação
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 3634-1 - RELAÇÕES DE PODER NA POLÍTICA ENERGÉTICA BRASILEIRA: ANÁLISE DOS MATERIAIS IMPRESSOS DO PROCESSO COMUNICACIONAL DO PLANEJAMENTO DE HIDRELÉTRICAS NO RIO TAPAJÓS
Larissa Carreira da Cunha (Universidade Federal do Pará)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:   hidrelétrica, Tapajós, relações de poder, Amazônia
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 3898-1 - TV PÚBLICA: A DESCONSTRUÇÃO CONTINUADA
Liana Maria Milanez Pereira (Universidade de São Paulo )
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  TV pública, TV educativa e cultural, TVE Brasil, TB Brasil, TV Nacional da Colômbia - Seña
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 2357-1 - “ARNALDO JABOR E OS REVOLTOSOS DE CLASSE MÉDIA QUE NÃO VALIAM UM VINTÉM”
João Luíz de Bittencourt Victal (Universidade Federal Fluminense); Patrícia Gonçalves Saldanha (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  mídia, sociedade, subjetividades, estado, liberal
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