XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE

UFMA / Uniceuma / Estácio - São Luís - MX - 30 a 01 de junho de 2019

ISSN: 2177-790X

Trabalhos


IJ: Comunicação Multimídia
[Voltar]

 
516-1 - A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS ROTINAS PRODUTIVAS DO JORNALISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Estacio São Luis do Estacio (Estácio São Luís); Jean Carlos da Silva Monteiro (Estácio São Luís); Sheila Cristina Birino Pinheiro (Estácio São Luís)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  WhatsApp, Jornalismo, Intercom, Revisão Sistemática da Literatura
[Trabalho]


 
488-1 - A DESCONSTRUÇÃO DO IDEAL IDENTITÁRIO IRANIANO NO PROJETO HUMANS OF NEW YORK
Ludmila E Silva Masih (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  fotografia, hony, identidade nacional, Irã, redes sociais
[Trabalho]


 
490-1 - A INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NO COTIDIANO: POSSÍVEIS IMPACTOS DO APLICATIVO EM SEUS USUÁRIOS
Alana Vieira da Silva (Universidade Federal do Piauí); Fernanda Sales Pinto (Universidade Federal do Piauí); Marta Lorena Bezerra Araújo (Universidade Federal do Piauí); Juliana Fernandes Teixeira (Universidade Federal do Piauí)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Identidade, Insatisfação, Instagram, Mídia
[Trabalho]


 
598-1 - A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS HIPERTEXTUAIS NO WEBJORNALISMO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA COBERTURA DO G1 SOBRE A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE LULA
Cristina Lorrân Sousa Vieira (Universidade Federal do Maranhão); Jean Carlos da Silva Monteiro (Universidade Federal do Maranhão); Poliana Marta Ribeiro de Abreu (CUniversidade Federal do Maranhão)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Hipertexto, Elementos hipertextuais, Webjornalismo, Portal G1, Lula
[Trabalho]


 
855-1 - AS REDES SOCIAIS E A PROPAGAÇÃO DE DISCURSOS PARTIDÁRIOS
Geovane Pereira da Silva (Universidade Federal do Piauí); Jesica Carvalho Sales (Universidade Federal do Piauí)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Ambientes digitais, Dircusos, Redes sociais, Twitter
[Trabalho]


 
964-1 - BANDCAMP PARA DIVULGAÇÃO E VENDA: COMO BANDAS E ARTISTAS INDEPENDENTES DE TERESINA UTILIZAM A PLATAFORMA DIGITAL
Sara Larissa Xavier Pereira (Universidade Federal do Piauí); Juliana Fernandes Teixeira (Universidade Federal do Piauí)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  bandcamp, plataforma digital, streaming
[Trabalho]


 
452-2 - BANDEIRA TRIBUZI: UM REPOSITÓRIO DIGITAL PARA O JORNALISTA E O INTELECTUAL PROGRESSISTA
Klicya Irlanna dos Santos Nogueira (Universidade Federal do Maranhão); Camila Silva Lima (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Bandeira Tribuzi, Repositório digital, Poesia, Política
[Trabalho]


 
283-1 - CORPOS QUE COSPEM QUEER: UMA ANÁLISE DO INSTAGRAM DA DUPLA FECAL MATTER, A PARTIR DE UM OLHAR ESTÉTICO
Breno da Silva Nascimento (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Moacir Dantas da Silva Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Vinicius Nogueira Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  fecalmatter, grotesco, camp, queer , estética
[Trabalho]


 
200-1 - CULTURA DO FÃ E CULTURA DA CONVERGÊNCIA: ANÁLISE DA PLATAFORMA WATTPAD
Jullie Tenório Ed Din Sammur (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  wattpad, cibercultura, cultura da convergência, cultura do fã , comunicação
[Trabalho]


 
701-1 - DIFERENÇAS DO JOGO: UMA ANÁLISE DAS TAXONOMIAS DE JOGADORES
Matheus Argolo Lira (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Análise, Games, Taxonomia
[Trabalho]


 
1188-1 - DOTA 2: ANÁLISE DA INTERCOMUNICAÇÃO E CONVERSAÇÃO EM REDE ENTRE JOGADORES ONLINE DE MOBA
Ana Gabriela Marcolino Noaro (Universidade Federal de Alagoas); Laís Barros Falcão de Almeida (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Dota 2, Game, Intercomunicação, MOBA
[Trabalho]


 
191-1 - FEED, FEED MEU. EXISTE ALGUÉM MAIS PADRONIZADO QUE EU? PROCESSOS IMITATIVOS NO INSTAGRAM
Géssica Nery França (Universidade Federal de Alagoas); Leila Aurélia Falcão de Lima (Universidade Federal de Alagoas); Mickaelen Cipriano dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  feed, Instagram, estética, espetáculo, padronização
[Trabalho]


 
910-1 - INDÚSTRIA DA BELEZA COMO VETOR DA PRESSÃO ESTÉTICA: A INFLUÊNCIA DAS NOVAS MÍDIAS NA IMPOSIÇÃO DE PADRÕES
Ana Beatriz Pereira Rocha (Universidade Federal da Paraíba); Suelly Maria Maux Dias (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Pressão estética, Indústria da Beleza, Novas mídias, Mulher, Publicidade
[Trabalho]


 
1418-1 - INFLUENCIADORES DIGITAIS E INTERNET NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: O CASO “BOCA ROSA”
Clara Mel Costa Primo Pereira (Universidade Estadual de Santa Cruz); Iago Climaco Patrocinio (Universidade Estadual de Santa Cruz); Karen Vieira Ramos (Universidade Estadual de Santa Cruz)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Consumo, Redes sociais, web, Celebridades virtuais
[Trabalho]


 
1197-1 - JORNALISMO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM ESTUDO DE CASO DO APLICATIVO G1
Yan Silva Ribeiro (Faculdade Estácio de São Luís); Poliana Sales Alves (Faculdade Estácio de São Luís)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Webjornalismo, Cibercultura, Dispositivos móveis, G1
[Trabalho]


 
1273-1 - MARIAS INVISÍVEIS: MULHERES EM PROFISSÕES CULTURALMENTE MASCULINAS VISIBILIZADAS ATRAVÉS DO PORTAL MULTIPLATAFORMA “DESCONSTRUINDO MARIAS”
Sara Silva dos Santos (Faculdade Anisio Teixeira); Maria Isabel Magnavita Rios (Faculdade Anisio Teixeira); Maiane dos Santos Pereira (Faculdade Anisio Teixeira)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Jornalismo social, Mulheres, Multiplataforma, Igualdade de Gênero, Desconstruindo Marias
[Trabalho]


 
31-1 - MARKETING DIGITAL: A MINERAÇÃO DE DADOS COMO ESTRATÉGIA DE PERSONALIZAÇÃO DE CONTEÚDO NO INSTAGRAM
Lívia Cristina Enders de Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas); Maycon Douglas Sousa dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Informação, Instagram, Marketing Digital, Personalização, Redes Sociais
[Trabalho]


 
477-1 - MÍDIAS DIGITAIS E CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DA CI COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO FACEBOOK
Letícia Silva Mendonça (Universidade Federal do Maranhão); Gabriel Gustavo Carneiro Braga (Universidade Federal do Maranhão); Carolina Guerra Libério (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Redes sociais digitais, Capital social, Mídias digitais, CI comunicação e informação
[Trabalho]


 
799-1 - MULHERES NEGRAS EM REDE: A ENCRUZILHADA ESTRATÉGICA DO BLOGUEIRAS NEGRAS
Mariana Gomes da Silva Soares (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  ciberativismo, ciberespaço, feminismo negro, interseccionalidade, midiatização
[Trabalho]


 
166-1 - O AMOR LÍQUIDO: UMA ANÁLISE DOS RELACIONAMENTOS AFETIVOS CONTEMPORÂNEOS NO FILME MEDIANERAS
Natalia Xavier Coelho (Universidade de Fortaleza); Carolina de Faria Veiga Neto Brandão (Universidade de Fortaleza); Letícia Feitosa de Almeida (Universidade de Fortaleza)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  amor líquido, relacionamento, contemporaneidade, mídias digitais, Medianeras
[Trabalho]


 
1137-1 - O PODER DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS SOBRE A SOCIEDADE DO CONSUMO POR MEIO DO INSTAGRAM
Karolayne da Silva Gomes (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Consumo, influência, Instagram, publicidade
[Trabalho]


 
202-1 - O TWITTER NO WEBJORNALISMO: OS IMPACTOS DA CIBERCULTURA E DA MOBILIDADE DIGITAL NA NARRATIVA JORNALÍSTICA
Alexandre André Santos Pereira (Estácio São Luís); Fernando Miguel Teixeira da Silva Coelho (Estácio São Luís); Jean Carlos da Silva Monteiro (Estácio São Luís)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Twitter, Webjornalismo, Cibercultura, Mobilidade digital, Narrativa jornalística
[Trabalho]


 
506-1 - OS RELACIONAMENTOS EM MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO DOS RELACIONAMENTOS DA NETFLIX NO TWITTER
Filipe Wesley Gomes do Lago (Universidade Federal do Maranhão); Anna Rafaella Santos Nunes (Universidade Federal do Maranhão); Francinete Louseiro de Almeida (Universidade Federal do Maranhão); Lucas Tomaz de Jesus Nunes (Universidade Federal do Maranhão); Maria Cristina Torres Silva (Universidade Federal do Maranhão); Paula Vitória Rocha de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Comunicação Digital, Netflix, Relacionamentos online, Twitter, Mídias sociais digitais
[Trabalho]


 
356-1 - PÁGINA BOLSOMINIONS ARREPENDIDOS: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA
Izailma Jaciara Araujo Costa (Universidade Estadual da Paraíba)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Análise, Instagram, Bolsominions Arrependidos, Produção de conteúdo, Política
[Trabalho]


 
1002-1 - RECONFIGURAÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA COM O ADVENTO DAS FERRAMENTAS DE STREAMING: UMA ANÁLISE DE CASO DO ÁLBUM WITNESS DA CANTORA KATY PERRY
Edson Benedito Lima Filho (Universidade Federal do Piauí); Juliana Fernandes Teixeira (Universidade Federal do Piauí)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  indústria fonográfica, música, Spotify, streaming
[Trabalho]


 
1099-1 - RECONFIGURAÇÃO DAS RELAÇÕES AMOROSAS NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO DO APLICATIVO TINDER
Francisca Stefanne Orana Alves Sobrinho (Universidade Federal do Piaui); Lorena de Sousa Linhares (Universidade Federal do Piaui); Juliana Fernandes Teixeira (Universidade Federal do Piaui)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Performance , Pós-modernidade , Redes Sociais , Relacionamentos , Tinder
[Trabalho]


 
91-1 - REPUTAÇÃO E DISCURSO: ANÁLISE DA PÁGINA CEMITÉRIO JARDIM DA RESSURREIÇÃO NO FACEBOOK
Camila de Oliveira (Universidade Estadual do Piauí)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  convergência, discurso, redes sociais digitais, reputação
[Trabalho]


 
17-1 - TERRORISMO NA WEB: UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO E DA INTERNET COMO FERRAMENTAS DE PROPAGAÇÃO DO TERROR
Deivid Mota Santana (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Jornalismo, Mídias Sociais, Terrorismo
[Trabalho]


 
1347-1 - TRANSMIDIAÇÃO E TELEJORNALISMO: O CASO DOS JORNAIS LOCAIS JPB, SETV E PITV NO FACEBOOK
Ariel Santos da Rocha (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Telejornalismo, Convergência, Transmídia, Facebook, Rede Social
[Trabalho]


 
1021-1 - USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA INFÂNCIA: PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA
Rebeca Santos Lima (Universidade Federal do Piauí)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Aprendizado, Crianças, Dispositivos Móveis, Literacia Digital
[Trabalho]


 
35-1 - USO DO SITE DE REDE SOCIAL INSTAGRAM PELAS EMPRESAS EMBARCADAS NO PORTO DIGITAL
Sylvia Manuela Rocha Pinho (Universidade Católica de Pernambuco); Maria Carolina Maia Monteiro (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Comunicação Multimídia
Palavras-chave:  Porto Digital, Recife, inovação, sites de redes sociais
[Trabalho]