XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE

UFES – Vitória - ES - 03 a 05 de junho de 2019

ISSN: 2177-7888

Trabalhos


IJ: Comunicação Audiovisual
[Voltar]

 
326-1 - A NOVA ERA DO ENTRETENIMENTO: NETFLIX E NOVA TELEVISÃO
Anna Beatriz Bighetti Pereira (Fundação Armando Alvares Penteado); Danielle Mendes Thame Denny (Fundação Armando Alvares Penteado)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Netflix, Televisão , Interatividade , Binge Culture, Convergência
[Trabalho]


 
1050-1 - A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PERIFÉRICO NO CINEMA NACIONAL
Carmem Aparecida Silva Guimarães (Universidade Federal de Ouro Preto); Karina Gomes Barbosa (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Infância, Cinema, Representação, Esteriótipo
[Trabalho]


 
1198-1 - DESCONTRUINDO O MITO DO ÍCONE BISSEXUAL EM MULAN: SEXUALIDADES FRONTEIRIÇAS COMO ESTRATÉGIA DE REFORÇO DA HETERONORMATIVIDADE
Luccas Octaviano de Oliveira (Universidade Federal Fluminense)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema, disney, narrativas, sexualidades
[Trabalho]


 
1031-1 - DIVERTIDA MENTE: A TRANSIÇÃO EMOCIONAL INFÂNCIA-ADOLESCÊNCIA MOSTRADA NO FILME, SUAS IMPLICAÇÕES E IDENTIFICAÇÕES PESSOAIS
Sarah Rezende Oliveira (Universidade Federal de Ouro Preto); Larissa Beatriz Venâncio (Universidade Federal de Ouro Preto); Yasmine Feital Calçado Barbosa (Universidade Federal de Ouro Preto); Karina Gomes Barbosa (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Adolescência, Audiovisual, Consumo, Divertida Mente, Infância
[Trabalho]


 
222-1 - DO MANGÁ PARA AS TELAS: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE ALITA: ANJO DE COMBATE, NA VERSÃO DE ROBERT RODRIGUEZ
Renan Oliveira de Souza (Universidade Estácio de Sá); Francisco Carlos Malta (Universidade Estácio de Sá); Thiago Malvar (Universidade Estácio de Sá); Fernando Rodrigues (Universidade Estácio de Sá); Matheus Moita (Universidade Estácio de Sá); Maria Rosa Ramos (Universidade Estácio de Sá)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Roteiro, cinema, adaptação
[Trabalho]


 
1125-1 - ENTENDENDO A DIFERENÇA ENTRE INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS OUVINTES DO PODCAST “UM MILKSHAKE CHAMADO WANDA”
Daniel Lúcio Viana de Almeida (Universidade Federal de Ouro Preto); Luana Viana E Silva (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Comunicação, Interação , Podcast, Rádio
[Trabalho]


 
209-1 - ENTRE A GIRA E O TRANSE, QUE CORPO REIVINDICA O ESPAÇO? A LINHA TÊNUE QUE SEPARA AS FOTOGRAFIAS DOCUMENTAL, ARTÍSTICA E PUBLICITÁRIA
Nathalia Mattos Werneck (Instituto Infnet); Flaviano Silva Quaresma (Instituto Infnet)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  fotografia documental, fotografia artística, fotografia publicitária, poéticas enunciativas, comunicação
[Trabalho]


 
1404-1 - ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE TELENOVELA NA MINISSÉRIE NADA SERÁ COMO ANTES
Matheus Effgen Santos (Universidade Federal de Ouro Preto); Felipe Viero Kolinski Machado (Universidade Federal de Ouro Preto); Matheus Henrique Iglesias Alves (Universidade Federal de Ouro Preto); Igor Pereira Mattos (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:   Nada Será Como Antes, Minissérie Histórica, Televisão Ao Vivo, Narrativas Ficcionais
[Trabalho]


 
664-1 - IMPULSO DE PERFURAÇÃO E PERFURABILIDADE EM GAME OF THRONES
Thamires Rodrigues Ramos (Universidade Metodista de Piracicaba); Glauco Madeira de Toledo (Universidade Metodista de Piracicaba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Perfurabilidade, Impulso de perfuração, Game of Thrones
[Trabalho]


 
266-1 - MULHERES SUPER-HEROÍNAS: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA A PARTIR DO EPISÓDIO NOITE DAS GAROTAS EM THE FLASH
Yasmin Lisboa Winter (Universidade Federal de Ouro Preto); Dayane do Carmo Barretos (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Histórias em Quadrinho, Representação da Mulher, Série, Super-Herói, The Flash
[Trabalho]


 
1370-1 - NOVELA CARTÃO-POSTAL: IMAGENS DE ‘O OUTRO LADO DO PARAÍSO’ E O TURISMO NO JALAPÃO
Natiele Lopes Costa (Universidade Federal de Minas Gerais); José Tarcísio Oliveira Filho (Universidade Federal de Minas Gerais)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Telenovela, Turismo, Tocantins, TV Globo, Ficção Seriada
[Trabalho]


 
1307-1 - O KHMER VERMELHO E O CINEMA DE RITHY PANH: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CINEMA MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM “A IMAGEM QUE FALTA”
Laura Gisele Souza dos Santos (Universidade Federal de Juiz de Fora)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema cambojano, identidade social, Khmer Vermelho, memória, Rithy Panh
[Trabalho]


 
395-1 - OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA REFORMA AGRÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE UM PRODUTO AUDIOVISUAL NO ASSENTAMENTO NOVA ESPERANÇA I, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP
Ana Carolina Guimarães Serapião (Universidade do Vale do Paraíba); Kátia Zanvettor Ferreira (Universidade do Vale do Paraíba); Paula Letícia Miguel (Universidade do Vale do Paraíba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Rádio e Tv, audiovisual, meio ambiente, reforma agrária, mst
[Trabalho]


 
446-1 - PANORAMA DA VELHICE E O DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FORMAS DE SER IDOSO NO DOCUMENTÁRIO TRACEJOS DO TEMPO
Fábio Júnio Pereira Souza (Universidade Federal de Ouro Preto); Michele da Silva Tavares (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  envelhecimento, cinema, representação, documentário
[Trabalho]


 
1006-1 - PODCASTING: O PROCESSO MIDIÁTICO DO CASO MAMILOS
Taís Carrion do Nascimento (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Renata Boutin Becate (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Podcast, Mamilos, Estudo de caso, Processo midiático, Mídias sonoras
[Trabalho]


 
933-1 - PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE PITCHING DE SÉRIE DE ANIMAÇÃO
Victor Hugo dos Santos Góes (Universidade Cruzeiro do Sul)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Animação, Brasil, Documento de Pitching, Série
[Trabalho]


 
1321-1 - QUARTO DE MANU: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA BRASILEIRA EM CONTEÚDO AUDIOVISUAL DIRECIONADO PARA O PÚBLICO INFANTIL
Fabíola Salomão Lima (Universidade de Santo Amaro); Julia Lucia de Oliveira Albano da Silva (Universidade de Santo Amaro)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Representatividade, Mulher, Racismo, Criança, Audiovisual
[Trabalho]


 
508-1 - QUE NEGRA É ESSA?
Guilherme Sigmund de Oliveira Flávio (Faculdade Paulis de Tecnologia E Comunicação); Renato Candido de Lima (Faculdade Paulis de Tecnologia E Comunicação)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  negritude, TV brasileira, representações sociais
[Trabalho]


 
733-1 - RÁDIO EM FORMA E ESSÊNCIA: PROGRAMA RADIOATIVIDADE
Gustavo Oliveira (Centro Universitário de Patos de Minas); Gustavo Pereira Rubim (Centro Universitário de Patos de Minas); Wesley Sebastião de Almeida (Centro Universitário de Patos de Minas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  circuito cultural, comunicação, jornalismo, rádio
[Trabalho]


 
784-1 - REPRESENTAÇÕES FEMINISTAS EM FILMES DE VAMPIRA
Rafaela Germano Martins (Universidade Federal do Espírito Santo); Klaus´berg Nippes Bragança (Universidade Federal do Espírito Santo)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema de Horror, Vampiras, Representação feminina, Monstros, Invisibilidade
[Trabalho]


 
1110-1 - TWISTED NERVE: UMA ANÁLISE DO ASSOBIO DA MORTE
Marcos Vinicios de Souza Coelho (Universidade Federal de Juiz de Fora); Carla Baldutti Rodrigues (Universidade Federal de Juiz de Fora); Rubia Marquini Dumas (Universidade Federal de Juiz de Fora); Érika Savernini Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Trilha Sonora, Som, Montagem, Kill Bill, Cinema
[Trabalho]


 
1153-1 - UM LEVANTAMENTO SOBRE O DOCUMENTÁRIO COMO GÊNERO AUDIOVISUAL
Pâmela Silva de Medeiros (Centro Universitário de Volta Redonda); Douglas Baltazar Gonçalves (Centro Universitário de Volta Redonda)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Audiovisual, Cinema, Documentário, Filme de não ficção
[Trabalho]


 
373-1 - UM MILKSHAKE CHAMADO WANDA: A REINVENÇÃO DO RÁDIO
Katarina Milena dos Santos Gadelha (Universidade Estácio); Pablo Cezar Laignier de Souza (Universidade Estácio)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Comunicação, Multimídia, Convergência, Podcast, Um Milkshake chamado Wanda
[Trabalho]


 
1154-1 - UM OLHAR ESPECIAL SOBRE A COPA DO MUNDO: UMA ANÁLISE DAS CRÔNICAS DE TADEU SCHIMDT PARA O JORNAL NACIONAL
Matheus Canil de Souza (Universidade Federal de Juiz de Fora); Marco Aurelio Reis (Universidade Federal de Juiz de Fora)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Crônica Audiovisual, Copa do Mundo, Jornal Nacional, Futebol
[Trabalho]


 
1133-1 - VOLTO SEMANA QUE VEM: FOTOGRAFIA E FICÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA POR AQUELES QUE VOLTARAM
Ix Chel Barbosa de Carvalho (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Dante Gastaldoni (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  fotografia, ficção, literatura, memória, comunicação
[Trabalho]