Após ouvir congressistas, Intercom oficializa adiamento do Congresso Regional Sul

22 de maio de 2024

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), responsável pela promoção do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, oficializou o adiamento do evento (modalidade on-line) e definiu ainda outras mudanças na dinâmica do Congresso. Tendo em vista a situação de calamidade pública vivida pelo povo gaúcho, que enfrenta os desdobramentos da maior enchente da história do Estado, a diretoria executiva da entidade ouviu pesquisadores da região para decidir como conduzir a situação.

As medidas acerca das excepcionalidades do Congresso Regional Sul 2024 foram deliberadas a partir do exercício da empatia e de um processo de escuta estabelecido pela Intercom em dois formatos: a abertura de um formulário online e a promoção de uma reunião aberta com a comunidade acadêmica (incluindo de outras regionais).

Ao todo, 132 pessoas responderam ao formulário disponibilizado para os inscritos do Intercom Sul, sendo 64 delas do Rio Grande do Sul, 24 de Santa Catarina e 44 do Paraná. Deste total, 130 foram favoráveis ao adiamento do Congresso Regional. Já a reunião aberta, ocorrida nesta segunda (20), teve a participação de mais de 70 pessoas e permitiu a manifestações de docentes e estudantes do Rio Grande do Sul, além de professores do Paraná. Todos puderam expor seus pontos de vista, defendendo o adiamento e apresentando sugestões para a realização do Congresso.

A professora Ana Karin Nunes, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foi uma delas. “Quero agradecer a Intercom pela sensibilidade de fazer essa reunião, isso é muito importante para nós nesse momento. Nem sempre recebemos esse acolhimento por parte de outros eventos e entidades. Por isso, agradeço em nome de quem está sentindo de perto os efeitos desse desastre. Isso reforça a importância de um espaço de discussão”, pontuou.

Renan Colombo, professor da PUC Paraná, também participou da reunião. Se solidarizando com gaúchos, ele se colocou à disposição para o alinhamento mais favorável à participação dos três Estados do Sul. “Da nossa parte, não vemos problemas em buscarmos adequações. O formato online já adotado será um grande facilitador, com certeza. Defendemos a manutenção do Congresso, com a possibilidade de reavaliações futuras quanto à definição de datas, para que possamos acompanhar a situação no Rio Grande do Sul”, defendeu.

Representando a diretoria da Intercom na reunião aberta estavam presentes o presidente, Juliano Domingues (Unicap/UPE), a vice-presidente e coordenadora dos congressos regionais, Ariane Pereira (Unicentro), a Diretora da regional Sul, Camila Garcia Kieling (PUC/RS), a diretora científica, Iluska Coutinho (UFJF), e a diretora cultural, Márcia Guena (UNEB).

DELIBERAÇÕES PARA O INTERCOM SUL 2024

A primeira decisão tomada pela Intercom, a partir da escuta e do diálogo, foi a flexibilização de prazos e de processos. Assim, seguindo a sugestão para um adiamento para a segunda quinzena de julho, definiu-se como data provável para o Intercom Sul 2024 os dias 18, 19 e 20 de julho. A decisão final será tomada em uma nova reunião aberta, que acontecerá no dia 24 de junho, às 17h.

“Esse período foi o mais indicado pelos pesquisadores(as) e demais participantes tanto na reunião, quanto no formulário aberto. É importante frisar que se trata de uma pré-definição, porque em 30 dias, a Intercom fará uma nova reunião aberta para, em conjunto com a comunidade acadêmica e tendo em vista a situação do Rio Grande do Sul, definir pela realização ou por um novo adiamento”, detalhou Ariane.

As principais alterações são:

  • Expocom: o resultado da etapa Sul da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação será divulgado no dia 20 de julho, independentemente se o congresso regional for realizado em julho ou adiado.
  • Na reunião aberta de 24 de junho, será reavaliada a manutenção da apresentação on-line para os finalistas da Expocom ou a suspensão da apresentação para todos(as) concorrentes.
  • O cronograma de avaliação e envio das cartas de aceite (Ensicom, Expocom, GTs, Jornada de Extensão, Mostra de Oportunidades) foi ampliado. O novo prazo é 13 de junho.

OUTRAS AÇÕES

Além das ações que impactam diretamente a realização do congresso regional sul deste ano, a diretoria executiva da Intercom decidiu ainda conceder isenção na taxa de inscrição para o Congresso Nacional a todos(as) os(as) pesquisadores(as) em formação (graduandos, mestrandos e doutorandos) do Rio Grande do Sul e que tiverem trabalhos aceitos nos Grupos de Trabalho ou Intercom Júnior. Vale lembrar que os vencedores da Expocom Sul já ganham a isenção no Congresso Nacional.

Para acompanhar tudo sobre o Intercom Sul 2024, acesse as redes oficiais: @intercomsul2024 e @intercom_oficial, além do site oficial da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br