ASSEMBLEIA DÁ POSSE À NOVA DIRETORIA

A 39ª Assembleia Geral Ordinária da Intercom foi realizada no dia 7 de setembro, no Hotel Radisson, em Curitiba. Participaram da assembleia 132 sócios, que aprovaram as contas da Diretoria Executiva no triênio 2014-2017, conheceram os locais de realização dos congressos de 2018, o tema central dos encontros – Desigualdades, gênero e comunicação – e participaram da homenagem aos sócios que há 25 fazem parte da Intercom: Cleusa Maria Andrade Scroferneker (à esq.) e Giovandro Ferreira (em ambas as fotos). Foi dada também posse à nova diretoria, para o triênio que se encerra em 2020 (veja quadro abaixo).

A presidente que se despedia, Marialva Barbosa, foi homenageada por sua diretoria (foto abaixo) e fez um discurso em que agradeceu aos diretores e sócios com os quais trabalhou desde que se tornou diretora, há nove anos, e depois presidente, em 2014. Ela listou as principais iniciativas de seu mandato, entre as quais a realização de congressos em instituições importantes como a UFRJ, a USP e a Positivo, reunindo 10.250 pessoas, e a criação do Projeto Memória da Intercom. Marialva se despediu dizendo que “cada momento encerra um ciclo e tudo o que o envolvia. Mas felizmente existe a cada momento a formação de jovens que certamente farão, com a mesma abnegação, o trabalho que fizemos durante décadas. Só existem contemporâneos porque houve antecessores e haverá sucessores”.

Giovandro Ferreira, o novo presidente, destacou em seu discurso as propostas da diretoria que lidera, lembrando primeiro da importância do legado recebido de todos os que trabalharam pela Intercom nestes 40 anos e do compromisso da entidade com a construção da cidadania e com a democracia no país. Estão entre seus projetos o retorno dos prêmios de teses e dissertações, o incremento de atividades no Centro Cultural Marques de Melo e o reforço do papel do portal da Intercom na internet, seu principal meio de comunicação com os associados, os pesquisadores e a sociedade. Os três eixos de sua atuação estarão ligados à integração: entre o Brasil e os diversos países, notadamente da América Latina; entre as regiões do país; e entre os diversos atores que atuam na comunicação, não apenas pesquisadores, mas também trabalhadores da área em empresas, ONGs e governos.

Em seguida a Univille, instituição catarinense que sediará o próximo Congresso Nacional, fez uma apresentação da cidade e da universidade. E, por fim, foram aprovadas duas moções: a primeira, de apoio aos professores que sofrem processos disciplinares na Universidade Tecnológica Federal do Paraná por terem apoiado manifestações contra medidas do governo federal; e a segunda, em defesa das instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, que vêm sofrendo cortes de verba e de financiamento de bolsas.

Nova diretoria:

PRESIDENTE - Giovandro Marcus Ferreira (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

VICE-PRESIDENTE - Fernando Almeida (UMESP – Universidade Metodista de São Paulo)

DIRETORA CIENTÍFICA – Nair Prata (UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto)

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO – Adriana C. Omena dos Santos (UFU – Universidade Federal de Uberlândia)

DIRETOR FINANCEIRO – Marcelo Briseno (UMESP – Universidade Metodista de São Paulo)

DIRETORA CULTURAL – Allan S. Barreto Rodrigues (UFAM – Universidade Federal do Amazonas)

DIRETORA ADMINISTRATIVA – Sonia Jaconi (UMESP – Universidade Metodista de São Paulo)

DIRETORA EDITORIAL – Rosiméri Laurindo (FURB - Universidade Regional de Blumenau)

DIRETORA DE PROJETOS – Ariane Carla Pereira Fernandes (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste)

DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Roseli Fígaro (USP – Universidade de São Paulo)

DIRETORIA REGIONAL NORTE – Sandro Adalberto Colferai (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)

DIRETORIA REGIONAL NORDESTE – Juliano Mendonça Domingues da Silva (UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco)

DIRETORIA REGIONAL CENTRO-OESTE – Daniela Cristiane Ota (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)

DIRETORIA REGIONAL SUDESTE – Felipe Pena (UFF – Universidade Federal Fluminense)

DIRETORIA REGIONAL SUL – Cristiane Finger (PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)


CONSELHO FISCAL

Edgard Rebouças (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo)

Juçara Gorski Brittes (UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto)

Maria Cristina Gobbi (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Nelia Del Bianco (UNB – Universidade de Brasília)

Osvando José de Morais (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)


CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS PESQUISADORES

Ana Sílvia Médola (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Iluska Maria Coutinho (UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora)

Raquel Paiva de Araujo Soares (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Sergio Mattos (UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Joaquim Paulo Serra (UBI – Universidade da Beira Interior - Portugal)

Margarita Ledo Andión (USC - Universidad de Santiago de Compostela – Galícia/Espanha)

Raúl Fuentes Navarro (UDG - Universidad de Guadalajara - México)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br