9 de fevereiro de 2022
A Diretoria de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) chama a atenção para os prazos de inscrição e envio de trabalho para os principais eventos científicos internacionais da Comunicação e do Jornalismo. A International Association for Media and Communication Research (IAMCR) recebe resumos até hoje, dia 09 de fevereiro, e o World Journalism Education Council (WJEC) até o dia 15 de fevereiro.
O congresso da IAMCR tem como tema “Pesquisa em comunicação na era da neoglobalização: reorientações, desafios e mudanças de contextos” e será realizado ainda de forma online, de 11 a 15 de julho, em Pequim. São aceitas submissões de resumos (de 300 a 500 palavras) para qualquer das 33 sessões temáticas e grupos de trabalho da entidade.
O tema do IAMCR 2022 será desmembrado em oito subtemas:
- Reorientando a pesquisa de mídias e comunicação na era da neoglobalização;
- Inteligência artificial em contextos de comunicação global;
- Identidades e desidentidades culturais na era da neoglobalização;
- Comunicação para sustentabilidade: mudanças climáticas, meio ambiente e saúde;
- Ética e princípios midiáticos na era digital;
- Mídias, comunicação e a construção da saúde pública global;
- Ciência de dados/digital e comunicação intercultural;
- Plataformas digitais e serviço público: ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Clique aqui para acessar a chamada de trabalhos (em inglês).
Já o World Journalism Education Council (WJEC) realiza em 2022 uma conferência intermediária totalmente em modo remoto ao longo do dia 30 de junho, das 9h às 13h (horário de Brasília). A 6ª Conferência prevista para este ano na China (Pequim e Xangai) foi adiada para 2023 para evitar restrições de deslocamentos internacionais devido à pandemia. Este ano, a Conferência terá 12 sessões paralelas que vão tratar do currículo de jornalismo, do futuro e dos desafios para o ensino na área e tem como tema: “Repensando o ensino de jornalismo em uma era de mudanças”.
Os subtemas do WJEC 2022 serão:
- Covid-19 e ensino de jornalismo
- Ensino de jornalismo online
- Ensino de jornalismo na era da desinformação
-Construindo pontes entre a sala de aula e a redação
- Ensino de jornalismo na era das redes sociais
- Inteligência Artificial e currículo de jornalismo
- Ensino de jornalismo e sociedade inclusiva
- Ensino de jornalismo baseado em pesquisas
- Ensino de jornalismo e situações de crise
- Ensino de jornalismo e mudanças climáticas
- Liberdade de imprensa e ensino de jornalismo
- Ensino de jornalismo e a cultura de cancelamento
Os interessados em participar de uma das sessões devem submeter um resumo (máximo de 300 palavras) com a proposta do artigo a ser apresentado. Clique aqui para a chamada de trabalhos (em inglês)
As inscrições são obrigatórias para participar da Conferência em 2022. Cada participante
pode se inscrever em apenas uma sessão e os interessados devem enviar um resumo com até 300 palavras descrevendo o tema proposto. A descrição completa das sessões está em: https://wjec.net/2022-online-conference/
Endereços para a submissão de resumos até 15 de fevereiro:
https://cmt3.research.microsoft.com/WJEC2022 ou https://bit.ly/WJEC-2022
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br