ATLAS DA NOTÍCIA IDENTIFICA REDUÇÃO NOS DESERTOS DE NOTÍCIAS, ALAVANCADA PELO DIGITAL E PELAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS

18 de agosto de 2023

O Atlas da Notícia, projeto de censo do jornalismo local no Brasil, divulgou na semana passada os resultados de sua sexta edição, que revela redução de 8,6% no total de desertos de notícias. Com o total de 51,3% dos municípios brasileiros agora contando com pelo menos um veículo de imprensa, é a primeira vez desde 2017 (quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez) que o número de desertos de notícias é inferior ao de municípios não desertos de notícias. Ainda assim, o Atlas da Notícia aponta que cerca de 26,7 milhões de pessoas, moradoras de 2.712 cidades brasileiras, não têm acesso a notícias sobre o lugar onde vivem.

Iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com o Volt Data Lab, com apoio da Meta e apoio institucional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Atlas da Notícia 2023 contou o trabalho voluntário de 303 colaboradores e estudantes de 80 organizações e universidades, que se empenharam para atualizar o banco de dados sobre 14.444 organizações e iniciativas jornalísticas.

“A expansão do digital e a identificação de rádios comunitárias que produzem conteúdo noticioso impulsionou a redução dos desertos. Em comparação com o mapeamento anterior, de 2022, o Atlas da Notícia acrescentou mais 575 iniciativas nativas digitais e 239 rádios a sua base de dados. Agora, há 5.245 veículos digitais e 4.836 rádios oferecendo notícias em seus canais. Juntos, os dois meios representam 70% do total de veículos mapeados pelo Atlas em 2023”, escrevem Sérgio Lüdtke, presidente do Projor e coordenador da equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia, e Sérgio Spagnuolo, diretor do Núcleo Jornalismo, fundado do Volt Data Lab e responsável pela área de dados e tecnologia do Atlas da Notícia, na análise dos resultados publicada no site do projeto.

O Atlas da Notícia também apresenta os dados de cada região brasileira, com Norte e Nordeste tendo as maiores reduções nos desertos de notícias – embora a região Nordeste ainda lidere em termos de municípios sem um único veículo jornalístico.

Os coordenadores da pesquisa ressaltam que a maior parte dos veículos fechados no último ano era impressa e que cerca de um terço dos veículos digitais identificados são blogs ou publicados diretamente em redes sociais. “Ainda que o tamanho do empreendimento não determine a qualidade de seu conteúdo, o jornalismo feito por empreendedores individuais tem alguns desafios a mais para sustentabilidade num ambiente em que a busca por diversidade de fontes de financiamento parece ser a regra. Capacitação para gestão, experimentação de novos modelos de financiamento e políticas públicas que incentivem o surgimento e a sobrevivência de veículos de comunicação local são necessárias e urgentes para a garantia de um ambiente de boa oferta de informação de interesse público”, recomendam. “Sobretudo numa sociedade tão castigada pela desinformação, a sobrevivência do jornalismo local é a sobrevivência da própria democracia. O mapeamento dos desertos de notícias é também o mapa dos lugares onde a democracia corre mais riscos.”

Clique aqui para ler a análise completa e acessar outros dados da sexta edição do Atlas da Notícia.

Conheça os resultados de cada região:

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sul

Região Sudeste

Confira também a cobertura do Atlas da Notícia no Observatório da Imprensa.

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