‘Comunicação & Educação’ recebe artigos para dossiê comemorativo dos 30 anos da revista

15 de fevereiro de 2024

A revista Comunicação & Educação, publicada pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), está com chamada de trabalhos aberta até o dia 3 de março para o dossiê especial “Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação”.

Editado por Gisela Grangeiro da Silva Castro (ESPM-SP), Paola Ricaurte Quijano (Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, México) e Thaiane Moreira de Oliveira (UFF), o dossiê pretende “realizar uma espécie de balanço da trajetória percorrida pela revista e suas contribuições em âmbitos como: o do amadurecimento teórico e metodológico da educomunicação; o das propostas e alternativas de trabalho voltadas à interface comunicativo-educativa; o da reflexão sobre as mudanças ocorridas nos processos comunicacionais”.

Entre os temas sugeridos, estão:

    • ●As mudanças no processo de ensino-aprendizagem na transição das mídias do analógico ao digital;
    • ●Os modelos de negócio das big techs e a polarização dos discursos com reflexos na educação: desinformação, fake news, discurso de ódio;
    • ●Educação a distância e os embates com a educação dialógica;
    • ●A escola e a comunicação como espaço dos conflitos geracionais, de raça, de gênero, de classes e outros, mediados midiaticamente e tecnologicamente;
    • ●As orientações dos organismos multilaterais internacionais e as prescrições ideológicas imanentes na educação midiática: avaliação, habilidades e competência etc.
    • ●A qualidade do ensino e da escola no Brasil: desafios para a interface comunicação/educação, em meio às transformações tecnológicas e socioculturais;
    • ●Permanência na escola: juventude e desigualdades sociais e o papel da comunicação neste cenário educacional em meio às dinâmicas de inclusão e exclusão social;
    • ●Os gêneros dos discursos comunicacionais e os processos de aprendizado;
    • ●As políticas públicas e a interface comunicação/educação;
    • ●Democratização do conhecimento, participação da juventude e a educomunicação;
    • ●Os conceitos e seus embates: comunicação/educação; educomunicação, educação midiática etc.
    • ●‘Inteligência Artificial’ e o processo de ensino-aprendizagem;
    • ●Os desafios institucionais das relações entre Mídia e Escola;
    • ●Educação e cidadania, acesso e direito à informação.
Informações e submissões no site da revista

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