COMUNIDADE ACADÊMICA E CIENTÍFICA CELEBRA RETORNO DO INTERCOM NORTE

8 de junho de 2022

Na última semana, entre quinta (02/06) e sábado (04/06), o XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2022) foi realizado em modalidade 100% virtual, com organização do núcleo de pesquisa e extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

“O encontro da Intercom no Norte, que neste ano foi retomado após ter duas edições integradas com as demais regiões, é de suma importância para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa e da formação em Comunicação em nossa região”, comemora Tatiane Hilgemberg, diretora Regional Norte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), referindo-se à substituição dos congressos regionais pelo Encontro Inter-regiões em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19.

Segundo Gilson Pôrto Jr. (Opaje-UFT), coordenador da organização local do congresso, a escolha da modalidade on-line foi propícia neste momento, pois cortou os custos com deslocamento e hospedagem e facilitou a participação. “Com isso, conseguimos encurtar distâncias, já que tínhamos participantes de todos os estados do país interagindo com professores e alunos da região Norte”, avalia.

O Intercom Norte 2022 teve cerca de 160 participantes inscritos(as) e, ao todo, 85 trabalhos aceitos no Intercom Júnior (IJ), nas Divisões Temáticas (DTs) e no Expocom.

Na quinta-feira, o congresso foi aberto com uma conversa sobre “Desinformação e Comunicação” entre os professores Gilson, Rogério Christofoletti (UFSC), Edgard Rebouças (Ufes/Intercom) e Gerson Martins (UFMS). Na sexta, editores de revistas científicas em Comunicação e Jornalismo da Amazônia fizeram uma reunião, coordenada por Vilso Santi (UFRR), seguida pela mesa “Pós-graduação e inovação na Amazônia Legal”, com a presença dos professores Gilson, Vilso, Cynthia Mara Miranda (UFT), Tatiane Hilgemberg (UFRR/Intercom) e Márcio Carneiro (UFMA).

Na cerimônia de encerramento, no sábado, foram anunciados os vencedores da etapa norte do Expocom 2022, que agora vão para a etapa nacional na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, no âmbito do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022).

Entre os principais pontos positivos do congresso, o professor Gilson destaca “o encontro entre pesquisadores e alunos, em um processo de troca de conhecimentos e aprimoramento das áreas de Comunicação e Jornalismo”. “Também tivemos excelentes diálogos entre editores de revista científicas da Amazônia e entre programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, com foco em pensar a inovação na Comunicação”, completa.

A professora Tatiane concorda com essa avaliação. “O encontro foi um momento único de troca de experiências e de ideias, além do estabelecimento de parcerias entre instituições que visam ao intercâmbio de conhecimentos e ao desenvolvimento de produções científicas. É essa troca que torna o evento tão especial. Durante os três dias, nas Divisões Temáticas, no Intercom Júnior e na mesa temática, produções realizadas na e sobre a região amazônica foram apresentadas, apreciadas e discutidas, o que é de suma importância para mostrar a resistência da pesquisa e da universidade no Norte do país, muitas vezes invisibilizadas”, afirma a diretora regional. “O saldo do evento de 2022 foi muito positivo, com a participação de diversas universidades, a discussão de particularidades da pesquisa no Norte e na região da Amazônia Legal e a apresentação de diversos projetos conduzidos por professores e pesquisadores.”

Este foi o terceiro congresso da Intercom em 2022. Nesta semana (de amanhã a sábado), ocorre o Intercom Centro-Oeste 2022, que também será virtual, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E, no feriado de Corpus Christi, o Intercom Sul 2022 encerrará o calendário anual de congressos regionais.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br