conferência de abertura trata de educomunicação e direitos humanos


O Congresso Nacional da Intercom teve como primeira atração, no dia 6, a conferência do professor Guillermo Orozco Gómez, que falou sobre o tema “Educomunicação e direitos humanos, o grande cruzamento democrático de hoje”. Em sua explanação, o pesquisador da Universidad de Guadalajara, no México, ressaltou que a condição de audiência-usuário-internauta, que distingue a sociedade atual de outras, no passado, desafia a edocomunicação a formar cidadãos capazes de assumir direitos comunicacionais, como a representação justa nas telas midiáticas, a privacidade e a possibilidade de réplica.


Guillermo Orozco


Após a conferência, ao longo do dia, houve três mesas no Ciclo Estudos da Comunicação (Cecom). Da primeira, “Comunicação e educação: paradigmas para a integração”, participaram Ismar Soares e Rosália Duarte, da ECA, e José Ignacio Aguaded, da Universidad de Huleva, na Espanha, com mediação de Maria Aparecida Baccega (ESPM e ECA). O professor Aguaded ressaltou que “necessitamos de comunicadores que tenham sentido educativo, ético e responsável, para fazer uma comunicação transformadora. Ao mesmo tempo, precisamos mudar a educação, para que ela tenha uma vertente mais comunicativa e se converta também em elemento transformador”.


Da esq. para a dir.: Maria Baccega, José Ignacio Aguaded, Rosália Duarte e Ismar Soares


A mesa seguinte, no Ciclo, tratou de “Caminhos para a construção da cidadania”, com (na foto, da esq. para a dir.) Venício Lima (Conselho Curador da EBC), Maria Immacolata Vassallo de Lopes (mediadora), Carlos Alberto Jamil Cury (UFMG) e Adilson Citelli (ECA). No debate, a questão das tentativas do governo de cercear a liberdade de atuação da EBC, como instituição pública e não estatal, ganhou destaque. Por fim, em “Empoderamento tecnológico para o diálogo”, Beth Carmona (ComKids, na foto à esquerda) e Brasilina Passarelli (ECA), com mediação de Maria Cristina Costa (ECA), mostraram como é importante e possível utilizar a tecnologia para levar conteúdos de qualidade para o público, inclusive o infantil.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br