CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2023: TIRE SUAS DÚVIDAS

8 de junho de 2023

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) implementou uma série de mudanças em seu congresso nacional, que já estão valendo para o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023). Uma delas é a realização em duas etapas: a primeira será exclusivamente remota, entre os dias 29 e 31 de agosto; e a segunda, 100% presencial, no campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, de 5 a 8 de setembro. A chamada de trabalhos já está aberta, também com novidades, até o dia 10 de julho.

Para apoiar pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais, o JORNAL INTERCOM traz nesta semana uma lista de respostas a dúvidas que podem surgir. Confira!

1. Como será cada etapa do Intercom 2023?

A etapa remota, de 29 a 31 de agosto, será realizada em uma plataforma virtual exclusiva, à qual todos(as) os(as) congressistas inscritos(as) terão acesso. A programação será composta por: sessões remotas dos Grupos de Pesquisa (GPs) e do Intercom Júnior (IJ); e atividades propostas por associados(as) da Intercom, selecionadas via chamada.

A etapa presencial, de 5 a 8 de setembro na PUC Minas em Belo Horizonte, também será aberta a todas as pessoas que se inscreverem e terá: a solenidade de abertura; as sessões presenciais dos GPs e do IJ; oficinas e minicursos; evento de lançamentos editoriais (Publicom); cerimônia de premiação (Prêmio Luiz Beltrão, Troféu José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional e Prêmios Estudantis da Intercom); o evento A Intercom e a memória das Ciências da Comunicação, com dois painéis de homenagem (um a José Marques de Melo e outro a Sonia Virgínia Moreira); o 46º Ciclo de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, que abordará o tema central, “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, na conferência de abertura e em três painéis com convidados(as); e mostra dos vídeos de apresentação dos trabalhos finalistas da etapa nacional do Expocom 2023, cuja festa de premiação encerrará o congresso.

A programação preliminar está divulgada na página do congresso nacional no Portal Intercom. Clique aqui para acessar.

2. Como está sendo o processo de submissão de trabalhos para GPs e IJs?

Neste ano, a chamada de trabalhos do congresso nacional da Intercom tem os seguintes prazos:
● Até 10 de julho: submissão do resumo expandido do trabalho e opção pela modalidade de apresentação (remota ou presencial).

● Até 26 de julho: comunicação dos aceites.

● Até 15 de agosto: pagamento da taxa de inscrição, tanto por autores(as) de trabalhos como por congressistas ouvintes.
● Até 16 de agosto: submissão do artigo científico completo, caso o resumo seja aceito, e opção pela publicação ou não nos anais do congresso.

As novidades desta chamada são:

● Primeiro, o(a) autor(a) deve submeter o resumo expandido. O artigo completo será enviado apenas após o resumo ser aceito.

● Não é necessário pagar a taxa de inscrição para submeter o resumo expandido. Mas atenção: é preciso se inscrever no congresso para acessar a área de submissão no sistema.

● No momento da submissão do resumo, o(a) autor(a) deve escolher a modalidade de apresentação: remota (com sessões entre 29 e 31/08) ou presencial (com sessões entre 05 e 07/09). Esta opção não poderá ser alterada posteriormente.

● No momento da submissão do artigo completo, o(a) deve escolher se o trabalho será publicado nos anais do congresso.

Todos os processos – submissões, comunicação de aceites, inscrição e pagamento da taxa – devem ser realizados no Sistema Unificado Intercom.

Clique aqui para acessar a chamada de trabalhos, que inclui link para os modelos-padrão de resumos expandidos.

3. Quem pode submeter aos GPs e IJs?

Para os Grupos de Pesquisa, podem submeter: doutores(as), doutorandos(as), mestres e mestrandos(as). Especialistas, estudantes de especialização e graduados(as) podem submeter trabalhos em coautoria com doutores(as), doutorandos(as) e mestres – porém, caso o trabalho seja aceito, ele deverá ser apresentado por um(a) autor(a) que tenha a titulação mínima exigida (estudante de mestrado).

Já o Intercom Júnior aceita pesquisas científicas de estudantes de graduação e recém-graduados(as), ou seja, de quem se formou em 2022 ou no decorrer de 2023. E atenção: no momento da submissão do resumo expandido, é obrigatório indicar o nome e o e-mail do(a) orientador(a), que entrará como coautor(a) do trabalho.

4. Quantos trabalhos posso submeter?

Cada autor(a) só pode enviar um único resumo expandido em sua área de submissão no sistema. Essa regra vale tanto para os GPs como para os IJs.

Porém, é possível ser coautor(a) de trabalhos submetidos por outras pessoas.

5. Como escolho o GP ou IJ para o qual submeter trabalho?

No momento da submissão do resumo expandido, deve-se indicar o Grupo de Pesquisa ou divisão temática do Intercom Júnior. Para definir qual é o GP ou IJ mais adequado, é importante ler atentamente as ementas.

As ementas dos 33 GPs podem ser acessadas neste link. Para conhecer melhor alguns dos GPs, você também pode conferir as lives realizadas pelas coordenações acerca do tema central do Intercom 2023 no YouTube da Intercom.

Já as ementas das oito divisões temáticas do Intercom Júnior estão publicadas nesta página.

6. Quero lançar um livro no Publicom. Como faço?

As submissões para o 19º Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom) podem ser feitas até 10 de julho por autores(as) que, no mínimo, estejam cursando mestrado. Especialistas, estudantes de especialização e graduados(as) podem submeter trabalhos em coautoria com autores(as) cuja titulação mínima seja de mestrado.

A proposta deve seguir o modelo-padrão e ser enviado pelo Sistema Unificado Intercom, após inscrição no congresso (lembrando que a taxa pode ser paga posteriormente, até 15/08).

Todos os detalhes estão publicados na chamada de trabalhos do Intercom 2023.

7. Quero propor um evento para a etapa remota do Intercom 2023. Como faço?

A chamada de propostas de eventos remotos está aberta até segunda-feira, dia 12 de junho, e é exclusiva para associados e associadas da Intercom que estejam em dia com a entidade e tenham titulação de doutorado. Para se associar à Intercom ou reativar sua associação, basta quitar a anuidade 2023 via Sistema Unificado Intercom.

As propostas devem conter detalhes como: título e duração do evento, público-alvo, dados dos(as) coordenadores(as) e dos(as) convidados(as), temas das palestras, mesas ou painéis previstos.

Todas as informações estão na chamada.

8. Como faço para me inscrever no congresso nacional e qual é o valor da taxa?

O Intercom 2023 recebe inscrições até o dia 15 de agosto por meio do Sistema Unificado Intercom. Quem nunca usou o sistema, deve se cadastrar primeiro. Depois, basta fazer o login, clicar em CONGRESSO NACIONAL e, em seguida, no botão verde INSCREVER-SE.

Os valores variam conforme a categoria e a data de inscrição. Os períodos e respectivos valores de inscrição foram ajustados de acordo com o calendário de submissões, de forma estender o primeiro período aos autores e autoras que tiverem seus resumos aceitos. Confira na tabela:

Para aproveitar a taxa especial para associados(as) da Intercom, é preciso quitar a anuidade 2023 no Sistema Unificado Intercom (clique em “Área do Associado”). O valor da anuidade é R$ 230, o mesmo praticado em 2022.

Vale ressaltar que, antes de submeter resumo expandido a GPs ou IJs, ou proposta de livro ao Publicom, é preciso se inscrever no congresso nacional, porém a taxa pode ser paga posteriormente, até 15 de agosto. E atenção: a partir de 8 de agosto, os valores sobem!

9. Se eu optar por apresentar trabalho na etapa remota, posso participar da etapa presencial (e vice-versa)?

Sim, todas as pessoas que se inscreverem no Intercom 2023 poderão aproveitar a programação completa, tanto remota como presencial, e receber certificado.

10. Se meu trabalho não for aceito, posso optar por não pagar a taxa de inscrição?

Sim, uma vez que o pagamento da taxa pode ser feito após a comunicação dos aceites. Porém, para participar do congresso como ouvinte e receber o certificado de participação, é necessário pagar a taxa de inscrição.

11. Posso submeter trabalho à etapa nacional do Expocom 2023?

Não. Na etapa nacional do Expocom 2023, concorrem apenas os trabalhos vencedores das cinco etapas regionais.

12. Meu trabalho venceu na etapa regional do Expocom 2023. O que devo fazer agora?

Todos os trabalhos vencedores regionais do Expocom se tornam automaticamente finalistas da etapa nacional. Porém, para garantir a participação na competição, é preciso que o(a) aluno(a) líder de cada trabalho:

● Faça sua inscrição no congresso nacional Intercom 2023, que é gratuita para os(as) alunos(as) líderes.

● Submeta um vídeo de apresentação do trabalho, que substituirá a apresentação presencial durante o congresso. As normas para a gravação e o envio do vídeo serão publicadas em breve.

Inscrições no congresso e submissões de vídeo deverão ser realizadas pelo Sistema Unificado Intercom.

Informações detalhadas podem ser conferidas no Regulamento do Expocom 2023.

13. Meu trabalho é finalista do Expocom nacional, mas não sou o(a) aluno(a) líder. Posso participar do evento?

Sim. Para isso, basta se inscrever no congresso nacional Intercom e pagar a taxa de inscrição até o dia 15 de agosto. Além de participar da festa de premiação do Expocom 2023, no dia 8 de setembro em Belo Horizonte, a inscrição dá direito a acompanhar toda a programação remota e presencial do congresso – inclusive participação em oficinas e minicursos (presenciais) – e ao certificado.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Unificado Intercom.

14. Onde posso saber mais sobre o tema central?

A ementa do Intercom 2023 contextualiza o tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, destacando o papel da Comunicação nas políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação que se fazem necessárias para a retomada do desenvolvimento do país. Confira o texto na página do congresso no Portal Intercom.

SOBRE O INTERCOM 2023

O Intercom 2023 será realizado de 29 a 31 de agosto (etapa remota) e de 5 a 8 de setembro na PUC Minas, em Belo Horizonte (etapa presencial), com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

Para saber mais sobre as mudanças implementadas pela Intercom no congresso nacional deste ano, confira esta matéria.

Ementa, calendário, taxas, chamadas e normas estão disponíveis na página do congresso nacional no Portal Intercom.

Para informações sobre a etapa presencial, acesse o site oficial do congresso.

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