Congressos regionais da Intercom reuniram mais de 4 mil pesquisadores do país

24 de julho de 2024

Os cinco congressos regionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) se consolidam ano a ano como porta de entrada principal para estudantes da área no universo da pesquisa científica. Sua proposta democrática e atual é referência também pela qualidade, mantendo assim, a participação de pesquisadores ao longo de toda sua trajetória acadêmica, desde a iniciação científica, com o Intercom Júnior (IJs), até as pesquisas de pós-graduação, com mestres, doutores(as) e pós-doutores(as) nas discussões nos Grupos de Pesquisas (GPs).

Os números gerais, contabilizados anualmente pela Intercom, demonstram isso na prática. Concluídos os cinco congressos regionais promovidos todos os anos pela entidade, o momento é de avaliação da atuação em cada região do país, sobretudo pelas mudanças implantadas este ano.

Já conhecido como o maior congresso regional do Brasil, o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, teve um crescimento de 34% no número de inscritos no evento em comparação com 2023. No volume de trabalhos submetidos nos GTs, Jornada Extensão, Fórum Ensicom, Mostra de Oportunidades o aumento foi ainda mais expressivo, chegando aos 72%. Na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que reconhece os melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, o número de participações saltou de 304 para 418, um aumento de 37,5% neste ano.

Confira os anais deste Congresso aqui.

Já o 21º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte foi o primeiro do ano feito exclusivamente de forma remota, atendendo um pedido da própria comunidade acadêmica.

“O número de inscritos aumentou 138%, o que nos leva a inferir que a opção pelo remoto é a mais viável para a região, por conta das especificidades de deslocamento, possibilitando que mais pesquisadores(as) possam participar e compartilhar os trabalhos que estão desenvolvendo”, avaliou a vice-presidente e coordenadora dos congressos regionais, Ariane Pereira (Unicentro).

O número de trabalhos submetidos acompanhou a evolução dos inscritos. O crescimento nas submissões de GTs, Jornada Extensão, Fórum Ensicom, Mostra de Oportunidades chegou a 226% e alcançou os 70% nos trabalhos inscritos na Expocom Norte.

Os anais do Intercom Norte podem ser acessados aqui.

No Sudeste, a 27ª edição do Congresso Regional levou 993 inscritos(as) ao Congresso no interior de Minas Gerais. Os(as) participantes presentes fortaleceram as discussões e enriqueceram os debates científicos com um crescimento de 29,5% na submissão de trabalhos nos formatos disponíveis e também aumentaram a disputa na Expocom Regional, com um salto de 18% no número de inscritos nesta edição.

Anais do Regional Sudeste já estão disponíveis.

O 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste teve um aumento significativo nos inscritos nesta edição, saltando de 283 em 2023 para 674 em 2024 (+128%). Mas foi a participação na submissão de trabalhos que teve o maior destaque regional: os GTs, Jornada Extensão, Fórum Ensicom, Mostra de Oportunidades receberam 168 trabalhos neste ano, o que representa um aumento de 217% em comparação com a edição passada, que havia recebido 53 submissões. A Expocom seguiu com crescimento (+79%), alcançando a marca de 217 trabalhos inscritos.

Os anais de todos os materiais submetidos já podem ser conferidos.

Encerrando o ciclo de Congresso Regionais da Intercom em 2024, o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul teve grandes desafios que foram superados a partir de uma abertura sensível e necessária da entidade à comunidade acadêmica regional.

“Destaco que o olhar atento e a escuta ativa por parte da Intercom e a adesão da comunidade acadêmica à nossa proposta possibilitaram que, apesar das adversidades - primeiro a greve das universidades federais que levou o congresso do presencial para o remoto, depois as enchentes no Rio Grande do Sul - nós pudéssemos ter um Regional Sul, neste ano, com maior número de trabalhos submetidos”, enfatizou Ariane.

Uma semana após o término do Congresso online, a avaliação é positiva. Mesmo com as mudanças executadas pela necessidade do cenário atual na região, houve aumento na participação de congressistas (+20%), na submissão de trabalhos (+74%) e na Expocom (+5%).

Panorama nacional

Todo esse cenário chega a um resultado conjunto que fortalece cada vez mais os Congressos da Intercom como impulsionadores e promotores do crescimento e avanço da qualidade das pesquisas na área. Em dados gerais, os cinco congressos regionais receberam 4.449 inscritos, o que representa um aumento em 33% com relação ao ano passado.

Mas, para além de participação, houve mais adesão dos congressistas como pesquisadores, explorando os diferentes formatos oferecidos no Congresso e submetendo seus estudos. Foram 1.236 trabalhos submetidos aos GTs, Jornada Extensão, Fórum Ensicom e Mostra de Oportunidades, o que representa um aumento de 80% se comparado ao ano passado.

“Para nós, da Diretoria da Intercom - em especial, as diretorias ligadas aos regionais, que são os cinco diretores regionais mais a vice-presidência - é um indicativo de que as mudanças que nós propusemos e implantamos em 2024 corresponderam às expectativas por reformulação dos nossos congressistas e da comunidade acadêmica da área da Comunicação - de estudantes de graduação à pós-doutores”, pontuou a vice-presidente Ariane.

No processo de submissão e apresentação de trabalhos, a Intercom promoveu a junção das DTs (Divisões Temáticas) e dos IJs (Intercom Júnior) em GTs (Grupos de Trabalho), o retorno do Fórum Ensicom e a inclusão da Jornada de Extensão.

Já na Expocom, o aumento de 27% no número de inscritos, totalizando a submissão de 1587 trabalhos também demonstra uma aceitação da comunidade acadêmica às mudanças aplicadas. “A revisão das modalidades - com a inclusão de algumas, agrupamento de outros, exclusão de algumas - resultou numa maior proximidade com o que está sendo produzido nas universidades”, destaca a coordenadora.

Para além de dados estatísticos, os números alcançados demonstram o resultado do trabalho contínuo da entidade pela defesa e garantia de um ensino superior e uma pós-graduação de qualidade para todos(as), pelo reconhecimento da importância da área da Comunicação e da escuta permanente aos profissionais, estudantes, pesquisadores(as) e sócios(as).

“Encaro esses números como uma resposta - a resposta da comunidade congressista, acadêmica - para nossas propostas de mudança, que foram pensadas e executadas a partir da escuta ativa das demandas apresentadas pelos(as) nossos(os) sócios(as), e congressistas, das críticas e elogios que recebemos nos últimos anos. A Intercom somos nós, pesquisadores(as) da área da Comunicação. Os congressos regionais de 2024, certamente, fazem parte da história da Intercom e são memoráveis, não pelo tamanho, mas pela representação desses números”, finalizou a vice-presidente.

Certificados

Todos(as) os(as) congressistas que estiveram nos eventos regionais da Intercom 2024 poderão consultar seus certificados de participação ou apresentação sexta-feira (26). Basta fazer seu login como participante na área de acesso do site da Intercom.

Agora, a próxima etapa é a preparação para o Congresso Nacional. O Intercom 2024 será realizado em duas etapas: uma remota, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, e uma etapa presencial, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2024, na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em Balneário Camboriú/SC.

As inscrições para ouvintes (aqueles que não submeteram pesquisas ao Congresso) ainda podem ser feitas por meio do Sistema Unificado da Intercom. O prazo termina em 05 de agosto.

Para não perder nenhuma atividade, prazos e atualizações do Intercom Nacional 2024, acesse as redes oficiais @intercom_oficial ou o site oficial da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br