Conheça os finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

24 de outubro de 2024

A sexta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados apresentou os finalistas das quatro modalidades. Organizado pela Escola de Dados, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, o evento de premiação será realizado no dia 05 de dezembro, em Brasília (DF).

Na modalidade Dados Abertos, voltada para trabalhos realizados graças à Lei de Acesso à Informação ou abertura das bases de dados públicas que prezam pela publicação do código-fonte e da metodologia adotada, os finalistas são: Desmatamento em busca de dono (Revista Piauí); Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil (Folha de São Paulo) e; Mapa Nacional da Violência de Gênero (Gênero e Número, Instituto Avon e Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal).

A segunda modalidade, de inovação, reuniu trabalhos que pensassem reportagem com auxílio de novas tecnologias ou formatos inovadores. Os finalistas são: Cada passo importa: mulheres contam como romperam com relacionamentos violentos (Revista AzMina), Com a palavra (O Globo) e Caminhos da alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras (Gênero e Número)

Na visualização, terceira modalidade, são finalistas trabalhos que ajudem a ver os dados com viés jornalístico e alta qualidade de UX. Os três trabalhos finalistas são: Panorama das Favelas de São Paulo (Agência Mural de Jornalismo das Periferias),Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução (Folha de S.Paulo) e A distribuição geográfica dos alertas climáticos no Brasil (Nexo Jornal).

Por fim, a última modalidade, de investigação, tem trabalhos com descobertas inéditas e novos conhecimentos, aplicando análise de dados para os tópicos de interesse público. São finalistas: Os donos da água: 50 empresas podem usar mesma quantidade que metade do Brasil (Agência Pública),71% dos sítios arqueológicos em florestas na Amazônia Legal estão sob áreas desmatadas (InfoAmazônia) e Dossiê Seguro Agrícola (Repórter Brasil).

O Prêmio, que já está em sua sexta edição, homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros no jornalismo de dados e transparência pública no Brasil, falecido em 2018.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br