CONHEÇA OS GRUPOS DE PESQUISA DA INTERCOM: GP COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL

19 de outubro de 2022

Os 33 Grupos de Pesquisa (GPs) são o coração da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), pois constituem o espaço em que pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil interagem para apresentar seus trabalhos, trocar experiências, criar e ampliar projetos, produzir conhecimento e fomentar suas áreas de estudo. Nesta edição, o JORNAL INTERCOM inicia uma série especial sobre os GPs da Intercom para que nossa comunidade possa conhecer melhor o que cada um deles faz e representa.

Os atuais GPs foram criados por pesquisadores(as) de todo o Brasil e selecionados por meio de um processo de reclivagem conduzido pela Intercom em 2021, com o objetivo de tornar essa área da Intercom mais atual e representativa do ambiente de pesquisa nacional. Vigentes por três anos (até o final de 2024), esses GPs realizaram suas primeiras sessões de apresentação de trabalhos nos dias 7 e 8 de setembro deste ano, como parte da programação do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. O próximo encontro será em setembro de 2023 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte, cuja chamada de trabalhos será aberta no próximo semestre. Entre um congresso nacional e outro, os GPs permanecem ativos, com discussões no meio digital, projetos coletivos de pesquisa, eventos e publicações (independentes ou em parceria com outros grupos ou instituições). Acompanhe a série nos próximos meses e junte-se ao GP que mais combina com você!

GP COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL

O primeiro Grupo de Pesquisa a ser apresentado na série especial é o GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local, coordenado por Monica Franchi Carniello, professora assistente da Universidade de Taubaté (Unitau), onde atua no Departamento de Comunicação Social, no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e no Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional, e professora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Pindamonhangaba; e por Mariana Reis, técnica do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), consultora nacional de Comunicação da ONU Mulheres e integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Narrativas Culturais (Comum), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local é um dos mais tradicionais da Intercom e foi renovado no processo de seleção de 2021. Sua primeira ação neste novo mandato foi propor e coordenar uma sessão da quarta temporada das Lives Cátedra Intercom: a sétima live da temporada, realizada em 10 de maio de 2022, trouxe o tema “Convergências entre comunicação e desenvolvimento territorial”, que foi discutido pela coordenadora do GP, Monica Franchi Carniello, e pelo convidado Valdir Roque Dallabrida (UFPR), com mediação Mariana Reis, vice-coordenadora do grupo. Assista à live no YouTube.

Já no congresso nacional Intercom 2022, o GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local teve 14 trabalhos aceitos. “Esse número foi superior aos dos dois anos anteriores, quando o congresso foi totalmente remoto devido à pandemia de covid-19. O GP tem participantes constantes, que acompanham e participam ativamente das atividades realizadas”, afirma a professora Monica, destacando a pluralidade de autores(as). “Houve representatividade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, mesmo o evento tendo sido realizado apenas na modalidade presencial, o que permitiu um profícuo debate sobre as especificidades de cada território. Outro ponto relevante é a participação de pesquisadores em diversos estágios da carreira, de mestrandos a doutores com carreiras consolidadas, o que enriquece o debate e forma pesquisadores em nossa linha de pesquisa”, acrescenta. No encontro deste ano, também foi possível identificar as tendências atuais da área: “Observa-se, nos trabalhos submetidos, que há pontos de convergência que se destacam, tais como a concepção da comunicação como um bem público em prol do desenvolvimento; as especificidades de processos de comunicação em territórios; e a comunicação como vetor de transformação social”, explica Mariana Reis.

“Contribuindo para a compreensão da comunicação como um elemento estrutural e constitutivo dos processos de desenvolvimento de um território, o GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local promove a reflexão sobre as interfaces entre Comunicação e a abordagem territorial do desenvolvimento e, com isso, atualiza e fortalece a teoria referente à Comunicação para o Desenvolvimento (C4D), que depende das concepções que se têm de Desenvolvimento e de Comunicação, conceitos transformados conforme contextos sócio-históricos”, afirma a professora Monica.

Na visão das coordenadoras, essa contribuição pode ser fortalecida e intensificada “com a ampliação das publicações do grupo; a ampliação da divulgação científica para outros grupos sociais, especialmente agentes de desenvolvimento da sociedade; e o foco em pesquisa aplicada, que resulte em diálogo e intervenção com a sociedade, para que esta se aproprie do conhecimento científico gerado”. Para tanto, o plano é manter o GP ativo, principalmente pela mobilização de pesquisadores(as) nos espaços do GP em ambiente virtual. No médio prazo, a coordenação pretende publicar um e-book com os resultados das pesquisas apresentadas nos três anos da atual gestão do GP, além de propor uma sessão para a próxima temporada de Lives Cátedra Intercom e realizar uma sessão especial no encontro de GPs do Intercom 2023. “A parceria com revistas científicas, por meio de fast tracks e/ou publicação de dossiês, é uma ação pretendida, como já foi realizado com o Latin American Journal of Business Management em 2021”, completa a coordenadora.

SAIBA MAIS
A página do GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local no Portal Intercom apresenta a ementa, os perfiis da coordenadora e da vice-coordenadora, links importantes e referências bibliográficas. Clique aqui para acessar.

Para entrar em contato com a coordenação, envie e-mail para gp.desenvolvimento.regional@intercom.org.br.

Para conferir os trabalhos apresentados no GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local durante o Intercom 2022, acesse os Anais aqui.

PARTICIPE
Pesquisadores(as) interessados(as) na área podem acompanhar e participar das discussões do GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local nos seguintes canais:
Grupo no Facebook: intitulado GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local - INTERCOM, o grupo conta atualmente com cerca de 220 membros, que divulgam resultados de pesquisas, chamadas de trabalho, publicações e eventos, além de discutirem questões relevantes da área. O grupo é fechado, então é necessário solicitar inclusão à moderação. Clique aqui para enviar a solicitação.

Lista de discussão: o grupo de e-mail é um fórum para discussões, divulgações e interação direta entre os integrantes. Para participar, é preciso solicitar à coordenação pelo e-mail gp.desenvolvimento.regional@intercom.org.br.

Acompanhe as próximas edições do JORNAL INTERCOM para conhecer os outros GPs e venha fazer parte da comunidade de pesquisa da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br