CONHEÇA OS GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP PRODUÇÃO EDITORIAL

27 de outubro de 2022

Dando continuidade à série especial sobre os Grupos de Pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o JORNAL INTERCOM apresenta nesta edição o GP Produção Editorial, que reúne pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil em torno dos estudos sobre a intersecção entre produtos editoriais e Comunicação.

O GP Produção Editorial está entre os grupos da Intercom que foram atualizados no processo de reclivagem, e sua atual gestão (2022-2024) é coordenada por Isabel Travancas, professora associada do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), onde também leciona na graduação e coordena o grupo de pesquisa Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC), o projeto de extensão "Editor em Ação" e o curso de Produção Editorial; e por Marília de Araújo Barcellos, professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do grupo de pesquisa Livros e Outras Mídias, vinculado à Universidade de São Paulo (USP).

“Por ser o único grupo de pesquisa de Produção Editorial no campo da Comunicação, sua contribuição tem sido fundamental para o desenvolvimento da área, a reunião de pesquisadores, o estímulo a jovens estudantes amantes dos livros e o contato da academia com profissionais do mercado editorial”, avalia Isabel Travancas. “O GP é um espaço de debate com crítica construtiva e estímulo à investigação científica sobre o universo do livro e da leitura, e também um lugar de convívio que se estende a atividades extracongresso, como a participação em bancas de dissertação e de doutorado ao longo do ano”, completa.

No 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), realizado entre os dias 5 e 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Produção Editorial teve 20 trabalhos aceitos, dos quais 17 foram apresentados nas quatro sessões. “O número de trabalhos tem aumentado a cada ano, sem perder a qualidade”, afirma Marília Barcellos. “Por ser um grupo pequeno, o clima dos debates é muito cordial, ao mesmo tempo em que há seriedade nas discussões sobre as pesquisas. Ainda assim, é bastante representativo da área, com a participação desde pesquisadores sêniores, como Sandra Reimão da USP, por exemplo, até mais jovens, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país.” Clique aqui para conferir os artigos nos Anais do congresso.

Além das quatro sessões de apresentação de trabalhos, o GP Produção Editorial promoveu duas atividades especiais no Intercom 2022. A primeira focou o mercado editorial de João Pessoa, com duas escritoras paraibanas, Aline Cardoso e Jeovânia P., falando sobre suas obras e suas editoras; e a segunda foi uma conversa com a premiada escritora paulista Maria Valéria Rezende.

Fora do congresso nacional, o GP Produção Editorial coordenou neste ano a live “Aníbal Bragança - um intelectual na defesa do livro no Brasil”, realizada no dia 31 de maio como parte da programação da quarta temporada das Lives Cátedra Intercom. Sandra Reimão (USP), Marialva Barbosa (UFRJ/Intercom) e Márcio Gonçalves (UERJ) participaram da homenagem a Aníbal Bragança (1944-2022), um dos fundadores do GP e da Associação Nacional de Livrarias (ANL). A live está disponível no YouTube da Intercom e no podcast PapoCom (episódio 92). E o texto “Aníbal Bragança e a história do GP de Produção Editorial”, proveniente da live, está no livro“Comunicação e Ciência: reflexões sobre a desinformação” (clique aqui para baixar o e-book gratuitamente).

Para o futuro próximo, a coordenação pretende ampliar a divulgação do GP para torná-lo mais conhecido entre pesquisadores(as) jovens e sêniores e contribuir para o aprofundamento das pesquisas na área. Para tanto, atividades e publicações estão nos planos, assim como aumentar a participação de seus integrantes em bancas de mestrado e doutorado na área de Produção Editorial.

Já em 2023, o GP Produção Editorial planeja promover duas lives: uma com Caio Affonso Leone, doutorando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), para falar de sua pesquisa sobre a tradução de autores brasileiros pela editora Alfred A. Knopf; e outra com a jornalista, poeta e tradutora Maria Cecilia Brandi, para uma conversa sobre sua obra poética e seu trabalho de tradução. E mais: o GP pretende organizar um dossiê temático com artigos de pesquisadores(as) de Produção Editorial.

SAIBA MAIS

Para conferir a ementa, acesse a página do GP Produção Editorial no Portal Intercom.

Para acompanhar as novidades da área de pesquisa em produção editorial, siga o perfil @gp_producao_editorial_intercom no Instagram.

Você também pode entrar em contato diretamente com as coordenadoras, pelo e-mail gp.producao.editorial@intercom.org.br.

A Intercom mantém 33 Grupos de Pesquisa, criados pela própria comunidade acadêmico-científica e selecionados por meio de chamada pública conduzida em 2021. Acompanhe o JORNAL INTERCOM nos próximos meses para ficar por dentro dos GPs e se preparar para o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023).

Na edição passada, a série especial foi iniciada com o GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local. Clique aqui para ler a matéria.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br