‘Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões’

27 de abril de 2022

Está disponível o “Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões”, fruto de parceria entre o Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

A obra é composta por mais de 60 verbetes analíticos que introduzem diversos elementos das religiões no Brasil, dos panoramas comunicacionais do país e de suas interfaces. O material que compõe a publicação é resultado dos esforços empreendidos por participantes do GP e professores da Unasp desde agosto de 2018.

Segundo Magali do Nascimento Cunha (ISER), coordenadora do GP Comunicação e Religiões e que organizou o dicionário ao lado de Allan Novaes (Unasp), a obra “busca ser uma contribuição a pesquisadores(as), estudantes, jornalistas e pessoas interessadas em temáticas que articulam Comunicação e religião”. “A publicação vem em boa hora, em um contexto sociopolítico e cultural do Brasil no qual as religiões são protagonistas e quem acompanha este quadro precisa de recursos para escapar de armadilhas que estereotipam grupos e lideranças religiosas”, avalia.

O dicionário foi oficialmente lançado ontem (26) durante a sessão coordenada pelo GP Comunicação e Religiões como parte da quarta temporada das Lives Cátedra Intercom, em que a professora Magali e o professor Allan fizeram um levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a temática a partir dos eixos do dicionário: Instituições, movimentos religiosos e poder; Linguagens e práticas religiosas; Processos e produtos midiáticos; e Teorias da comunicação e religiões.

O “Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões” pode ser adquirido no site da Unaspress.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br