Diretoria da Intercom participa de reuniões com agências nacionais de fomento à pesquisa

16 de abril de 2024

O presidente da Intercom, Juliano Domingues (Unicap/UPE), e a diretora científica da entidade,Iluska Coutinho (UFJF), participam, nesta semana, de uma rodada de reuniões com os presidentes de três agências nacionais de fomento: CAPES, com a presidente Denise Pires de Carvalho, CNPq, representado pelo presidente Ricardo Galvão, e FINEP, com o presidente Celso Pansera. Os debates online são promovidos pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) .

Conforme o calendário estabelecido, nesta semana aconteceram os encontros com a presidência da Capes e do CNPq, sendo a última reunião prevista para segunda-feira (20 de maio), com o presidente da Finep. Além da Intercom, demais sociedades científicas afiliadasà SBPC também marcam presença nas discussões, proporcionando um momento deprestação de contas de suas atividades por parte das agências de fomento às entidades e uma oportunidade de apresentação de dúvidas, demandas e reivindicações por parte das entidades científicas.

“Esse é um momento muito rico de interlocução propiciado pela SBPC entre entidades científicas e agências de fomento governamentais. Estes encontros têm a perspectiva de aproximação, de reforço do canal de comunicação e interação com as entidades. Algo extremamente importante para nossa atuação”, avalia o presidente da Intercom.

Conforme Juliano Domingues,a Intercom aproveita a oportunidade para reforçar as demandas históricas das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e das Humanidades. “Considerando que a Comunicação é variável relevante sob várias perspectivas, os estudos e a necessidade de investigações dos fenômenos comunicacionais são fundamentais e estão diretamente associados ao fomento e a consolidação da nossa democracia”, reforça Juliano, destacando a pauta da Intercom de “reivindicar o estabelecimento de políticas que reduzam as assimetrias em termos de distribuição de recursos geográficos no nosso país, as assimetrias de gênero e étnico-raciais”, completa o presidente da Intercom.

Outro tema defendido e reivindicado pela entidade diz respeito aos projetos e bolsistas financiados pelas Agências e que são do Rio Grande do Sul. Considerando a atual situação vivida pela população gaúcha devido a maior enchente da história do Estado, a Intercom defende um tratamento adequado diante das circunstâncias apresentadas.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br