Fórum de coordenadores de GPs da Intercom faz moção de apoio à Uerj

Os coordenadores e vice-coordenadores dos 32 grupos de pesquisa (GPs) da Intercom divulgaram uma moção de apoio aos professores, estudantes e funcionários da Uerj, instituição que vem passando por dificuldades financeiras em função do não repasse de recursos pelo governo estadual. O texto do documento segue abaixo:

“Reunidos no dia 9 de setembro na Universidade Positivo, os coordenadores e vice-coordenadores dos 32 grupos de pesquisa (GPs) da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação afirmaram seu apoio aos professores, estudantes e funcionários da Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e destacaram a importância da instituição para o ensino público e a pesquisa científica altamente qualificada.

“Os coordenadores dos grupos de pesquisa e de redes internacionais de investigação ressaltaram a participação relevante e qualificada de pesquisadores daquela instituição, que apresentaram os resultados de suas pesquisas no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Curitiba, em 2017, a despeito dos quatro meses de salários atrasados e de outras ameaças à Educação enfrentadas pela comunidade da Uerj, em particular, mas também por outras instituições públicas de ensino, estaduais e federais.

“Nessa perspectiva, o Fórum dos Coordenadores dos Grupos de Pesquisa da Intercom referenda carta aprovada na Assembleia dos Sócios da entidade que manifesta seu repúdio aos cortes no financiamento de bolsas, no campo da inovação e mesmo em relação aos recursos de custeio de instituições de ensino e pesquisa. Manifestam repúdio também ao congelamento por 20 anos dos recursos destinados às áreas de Saúde e Educação, que já tem provocado perdas na geração e difusão do conhecimento científico brasileiro. Evidências desses prejuízos foram as ausências percebidas no Congresso 2017, e especialmente a redução do número de pesquisadores da região Norte do país, interrompendo um ciclo de inclusão e redução das desigualdades regionais.

“Os coordenadores dos grupos de pesquisa da Intercom e a Diretoria Científica da entidade (gestões 2014-2017 e 2017-2020) manifestaram ainda seu apoio às demandas de pesquisadores, estudantes, profissionais e gestores de emissoras de rádio, televisões e produtoras universitárias formuladas durante o Fórum de Rádios e Televisões Universitárias, realizado no dia 6 de setembro, como parte das atividades do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Entre as decisões daquele Fórum destacam-se: a criação de uma Rede de Rádios Universitárias; o apoio à ABTU para a gestão coletiva de conteúdos e de operação do canal televisivo TUB, a ser difundido nacionalmente via satélite; e a constituição de um grupo de trabalho com vistas a realizar um diagnóstico da legislação brasileira que subsidie a criação da figura jurídica de rádios e TVs universitárias.

Curitiba, 9 de setembro de 2017.”

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br