GP COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL LANÇA COLETÂNEA DE ARTIGOS APRESENTADOS NO INTERCOM 2019

10 de dezembro de 2019

O Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Cultura Digital da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) reuniu trabalhos apresentados durante no encontro realizado durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), em setembro em Belém, no livro eletrônico Fluxos em redes sociotécnicas: das micronarrativas ao big data. O e-book, o primeiro a ser publicado pelo GP, será disponibilizado para download gratuito no dia 20 de dezembro no site do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Organizada por quatro integrantes do GP – Beatriz Polivanov (UFF) e Willian Araújo (UNISC), da atual coordenação, Caio C. G. Oliveira (PUC Minas) e Tarcízio Silva (UFABC/IBPAD) –, a coletânea é composta por 14 artigos selecionados pelo GP em 2019. Esses textos abordam as múltiplas implicações que a circulação de narrativas e grandes dados gera no contexto das redes sociotécnicas em termos de fluxos comunicacionais, buscando explorar conflitos e negociações emergentes dentre diversos agentes e instituições. O livro está dividido em quatro partes: 1) "Narrativas pessoais, práticas de consumo e disputas de sentido na cultura digital"; 2) "Epistemologias decoloniais"; 3) "O que fazem as máquinas e como pesquisá-las? Reflexões sobre plataformas e seus algoritmos"; e 4) "Política e opinião pública em um Brasil (des)conectado". O prefácio é assinado por Sandra Montardo (Feevale) e Adriana Amaral (Unisinos), ex-coordenadoras do GP Comunicação e Cultura Digital.

Segundo a professora Beatriz Polivanov, a ideia de publicar o livro surgiu ainda em 2018, na sessão de encerramento do GP durante o congresso nacional da Intercom em Joinville (SC). “O GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom é um ambiente bastante acolhedor e de colaboração, com sessões muito enriquecedores para os participantes. A motivação para a obra partiu da necessidade de alcançar um público maior”, explica, acrescentando que os artigos agora publicados passaram por revisão a partir dos pareceres e também dos debates realizados em setembro.

“A organização do e-book colabora com mais um passo no amadurecimento das investigações em Comunicação e Cultura Digital no país. Os artigos trazem diferentes objetos, olhares, métodos e teorias, que acreditamos serem relevantes para refletirmos sobre o intenso fluxo comunicacional que ocorre atualmente nas redes sociotécnicas, atentando tanto para os ‘pequenos’ quanto ‘grandes’ dados”, escreveram os organizadores da obra em entrevista para o JORNAL INTERCOM. “Mais do que um conjunto de trabalhos submetidos a um congresso, o e-book representa o envolvimento dos pares no processo de seleção e revisão, bem como nas colaborações e mesas que aconteceram durante o evento.”

O livro também inaugura uma nova fase do GP Comunicação e Cultura Digital da Intercom. “A expectativa é que a publicação de coletâneas do GP se torne recorrente, visto que permite materializar e expandir o espírito de acolhimento e de construção coletiva de conhecimento”, afirma a professora Beatriz.

Interessados já podem se cadastrar no site do IBPAD para receber o e-book na ocasião do lançamento. Clique aqui para se cadastrar.

LEIA TAMBÉM:

POR DENTRO DOS GPs: GP COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br