GP COMUNICAÇÃO E RELIGIÃO DA INTERCOM PARTICIPA DO COLETIVO BEREIA, DE CHECAGEM DE NOTÍCIAS

5 de novembro de 2019

O Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) passa a integrar o Coletivo Bereia, serviço de checagem jornalística inédito no país lançado no último dia 31 de outubro.

Iniciativa de um grupo de jornalistas evangélicos, o Coletivo Bereia busca conter a disseminação de fake news e desinformação em mídias religiosas e nas redes sociais digitais. A gestão do Coletivo é feita pelo Instituto Paz e Esperança Brasil, com o apoio da Intercom e de outras entidades.

O conselho editorial do site é formado por cientistas sociais, teólogos, jornalistas que atuam no campo da mídia e da religião. A editora-geral é Magali Cunha, jornalista e coordenadora do GP Comunicação e Religião da Intercom. “O Bereia foi criado para somar. Sabemos que são muitas as iniciativas de agências, sites e coletivos que oferecem serviços diante da realidade tão desafiadora da propagação intensa de desinformação. No entanto, o Bereia quer oferecer uma especialidade ainda não desenvolvida por outro grupo: a checagem de notícias veiculadas nos espaços de mídias religiosas, que têm o público cristão como alvo, e a verificação dos pronunciamentos dos políticos religiosos que estão tão em evidência no cenário político hoje”, explica a editora, que também integra a Associação Internacional em Mídia, Religião e Cultura e da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC).

A edição executiva é da jornalista e teóloga Alynne Sipaúba, da equipe executiva do Paz e Esperança Brasil. O conteúdo será atualizado diariamente por uma equipe formada por jornalistas e estudantes de Comunicação, que farão o trabalho on-line. O material checado será identificado com as seguintes etiquetas: verdadeiro, impreciso, enganoso, inconclusivo e falso. Além das checagens, o site publicará artigos opinativos de especialistas na área de Religião e Comunicação.

O papel dos pesquisadores do GP Comunicação e Religião da Intercom será acompanhar as atividades de checagem e relacioná-las a pesquisas em jornalismo e religiões.

O Coletivo Bereia destaca a seção “Torre de Vigia”, dedicada a monitorar notícias e pronunciamentos de pessoas que possuam mandato ou que ocupem cargos de confiança na gestão pública e se identifiquem por sua filiação religiosa. O Bereia monitora, por exemplo, os parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica e da Frente Parlamentar Mista Católica Apostólica Romana. A equipe também torna disponível ao público um número de Whatsapp para receber solicitações de checagem: +55 98 92000-7205.

Além do Instituto Paz e Esperança Brasil e da Intercom, o Coletivo Bereia é apoiado pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), pela Associação Católica de Comunicação – Brasil (SIGNIS) e pela Associação Mundial para a Comunicação Cristã – América Latina (WACC-AL, na sigla em inglês).

Uma curiosidade: o nome do Coletivo faz referência a cidade uma grega localizada na região da Macedônia e citada no livro bíblico de Atos dos Apóstolos (17.1-13), no Novo Testamento. O texto registra um elogio aos judeus de Bereia, que atendiam às reuniões promovidas pelos cristãos não apenas por sua abertura para ouvir os ensinamentos, mas também pela disposição que tinham de examinar as Escrituras diariamente, a fim de identificar se o que Paulo e companheiros diziam estava correto.

Acesse o site do Coletivo Bereia e siga @coletivobereia no Facebook, no Twitter e no Instagram.
Informações pelo e-mail coletivobereia@gmail.com ou pelo Whatsapp +55 98 920007205.

DICIONÁRIO
Além de reunir pesquisadores da área e de participar do Coletivo Bereia, o GP Comunicação e Religião da Intercom também está desenvolvendo o Dicionário em Comunicação e Religiões. O processo de embasamento teórico e editoração do dicionário incluiu a realização de três seminários para definição dos eixos temáticos, cujos conceitos-chave estão sendo estudados por oito subgrupos de pesquisa.


LEIA TAMBÉM:
POR DENTRO DOS GPS: GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br