GP TECNOLOGIAS E CULTURAS DIGITAIS REALIZA EVENTO ON-LINE SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS

16 de novembro de 2022

O Grupo de Pesquisa Tecnologias e Culturas Digitais (GP TCDIG) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realiza nesta sexta-feira (18/11), a partir das 10h (horário de Brasília), a Maratona TCDIG – Influenciadores digitais e controvérsias: mercados, plataformas e produção de conteúdo. O evento será transmitido no canal do GP no YouTube, sem inscrição prévia, e haverá emissão de certificado para quem acompanhar a transmissão ao vivo.

A palestra de abertura, “Monetising Controversy: Clout Chasing on Social Media”, será ministrada por Catalina Goanta, professora associada de Direito & Tecnologia da Universidade de Utrecht (Países Baixos) e pesquisadora no Conselho Europeu de Investigação (ERC), e por Thales Bertaglia, doutorando em Ciência de Dados na Universidade de Maastricht (Países Baixos). Os convidados discutirão monetização e como criadores de conteúdo conquistam influência por meio de controvérsias.

Às 14h, Fernanda Samico (Uerj), Izabel Nuñez (UFF/Uerj) e Lorena Caminhas (USP) participarão da mesa "Somos todos blogueirinhas?!", em um debate sobre as controvérsias da presença digital de advogados, pesquisadores, psicanalistas e profissionais do sexo nas redes sociais. Issaaf Karhawi (Unip) fará a mediação.

Por fim, às 16h, a mesa "Influenciadores digitais e relações controversas com as plataformas" terá a presença de Jana Viscardi (Unicamp), Ludimila Matos (UFRGS) e Willian Araújo (Unisc), vice-coordenador do GP Tecnologias e Culturas Digitais, para uma conversa sobre os impactos de plataformas como Instagram, YouTube e TikTok na atuação de creators. A atividade será mediada por Adriana Amaral (Unip).

Este é o terceiro evento do GP TCDIG em 2022, como parte das atividades extracongresso da Intercom. Em junho de 2022, o GP realizou sua primeira live, “Ética da pesquisa em ambientes digitais”, com as professoras Thaiane Oliveira (UFF) e Adriana Amaral (Unip); e, em julho, a live “Pesquisando objetos digitais - Desafios e inovações metodológicas”, com os professores Sandra Montardo (Feevale) e Carlos D'Andréa (UFMG). Todos os eventos estão disponíveis no YouTube do GP TCDIG.

Para as atividades do triênio 2022-2024, a coordenação – conduzida por Luiza Santos (UFF) e Willian Araújo (Unisc) – optou por um modelo de gestão compartilhada, com Issaaf Karhawi na gestão científica e Ana Luiza Figueiredo (UFF) na gestão de conteúdo. O objetivo é proporcionar a gestão dos projetos permanentes do grupo de pesquisa, buscando garantir uma agenda anual de atividades, e engajar a comunidade acadêmica da qual o GP emerge, buscando realizar produções mais perenes e colaborativas.

Conheça o GP Tecnologias e Culturas Digitais no Portal Intercom e siga o perfil no Twitter @GP_comcultdig.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br