07 de novembro de 2024
Ao longo de todo o mês de novembro, o Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promove uma série de aulas que compõem o “I Ciclo de Minicursos em Relações Étnico-Raciais”. Em formato online, o cronograma prevê cinco encontros, com a participação de pesquisadores brasileiros que abordarão temas específicos em cada aula.
A proposição do GP vem ao encontro da atuação da Intercom na construção da pluralidade no ambiente acadêmico e científico. “Somos a maior entidade de Comunicação do país atualmente, por isso, é nosso papel propor debates com essa temática, além de inserir a equidade de gênero e raça em nossas ações e combater o epistemicídio na construção do conhecimento”, avalia a coordenadora do Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico e dietora cultural da Intercom, Márcia Guena (UNEB/UFBA).
A professora lembra que desde a implementação da lei de cotas, o perfil das universidades públicas têm mudado. “Pessoas negras e indígenas estão circulando com seus corpos nas universidades, trazendo temáticas próprias nossas e que não eram abordadas antes. Essa mudança depende de esforço coletivo para que o espaço seja de conhecimento plural”.
Foi com esse intuito de transformação que as temáticas dos debates foram construídas. Conforme a programação do evento, nesta sexta-feira (08), às 19h, a pesquisadora Pollyane Belo (UERJ-PPGCOM) conduzirá a conversa com o tema "O mestiço diante do horizonte da morte: relendo Gilberto Freyre sob a perspectiva de Denise Ferreira da Silva".
Na próxima segunda (11), será a vez da Prof. Dra. Nealla Machado (UFMT-PPGCOM), conduzir o debate sobre é “Interseccionalidade e a outsider within: a importância do pensamento feminista negro como base metodológica para pesquisas”. Ela abordará uma revisão cuidadosa de como a emergente literatura feminista negra revela que muitas intelectuais negras, especialmente aquelas em contato com sua marginalidade em contextos acadêmicos, exploram esse ponto de vista produzindo análises distintas quanto às questões de raça, classe e gênero (Collins, 2016).
A quarta aula do Ciclo será conduzida pelo pesquisador Marcus Bonfim (UFF-PPGCOM), no dia 18 de novembro. Com o tema central das discussões sendo a "Responsabilidade pública das organizações: discursos e posicionamentos", o encontro terá como objetivo expor os conflitos e controvérsias na comunicação institucional sobre diversidade nas organizações.
Para encerrar a programação do evento durante o mês da Consciência Negra, a Dra. Thiane Neves (UFBA-PPCGOM), ministrará a aula "Nos cursos dos rios, metodologias de cruzos". O encontro será em 25 de novembro e propõe uma reflexão sobre o pensamento transfeminista e a apresentação de uma metodologia que articula a prática do ativismo digital com a pesquisa feminista na academia.
Para a coordenadora do GP, os temas que compõem o Ciclo de Minicursos atuam no enfrentamento aos maiores desafios que as relações étnico-raciais encontram no meio científico. “Ainda vemos no campo da Comunicação a ausência de autores(as) negros(as) sobre qualquer temática. Nos faltam referências. Essa ausência provoca um abismo nas nossas formas de olhar o mundo. A não aplicação correta da lei de cotas, inclusive por universidades, continua sendo um grave problema, e por consequência, um grande desafio”.
Todas aulas do Ciclo de Minicursos em Relações Étnico-Raciais serão transmitidas pelo canal do YouTube do Grupo Afrodiaspórico, da Intercom, às 19h. A programação completa pode ser acessada aqui.
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
Parte dos Grupos de Pesquisa da Intercom, esse GP trabalha com a análise das hierarquias raciais estabelecidas na produção, veiculação e recepção de mensagens nos diversos tipos de mídias, em articulação com as relações de classe, gênero e sexualidade. Envolve ainda estudos sobre as práticas comunicacionais independentes, de caráter antirracista e contra-hegemônico e sobre as relações entre comunicação, tecnologias da informação, raça e racismo – prioritariamente, articuladas a questões territoriais, de gênero, sexualidade e classe – contemplando pesquisas e estudos que abordem temáticas como representatividade racial no jornalismo, relações públicas, publicidade, cinema, e audiovisual; imprensas negra e indígena; entre a opressão e resistência; raça, identidade e interseccionalidade; entre outros.
Saiba mais sobre o GP aqui.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br