GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO

1º de novembro de 2022

Na terceira matéria da série especial sobre os Grupos de Pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o JORNAL INTERCOM apresenta o GP Semiótica da Comunicação, que reúne pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil em torno de análises dos signos, da semiose e da significação na perspectiva das Ciências da Comunicação.

Há 30 anos em atividade e renovado no processo de reclivagem conduzido pela Intercom em 2021, o GP é coordenado atualmente por Fábio Sadao Nakagawa, professor associado do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA), membro do Grupo de Pesquisa Espaço – Visualidade/Comunicação – Cultura (ESPACC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Grupo de Pesquisa da Bahia em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC|BA); e Patrícia Oliveira Iuva, professora adjunta do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A interface entre duas grandes áreas do conhecimento – a Comunicação e a Semiótica – foi possível uma vez que a própria comunicação passou a ser vista como objeto de investigação pela semiótica, pois, do ponto de vista da ciência das linguagens, não há possibilidade de estruturação das relações e dos vínculos comunicativos sem a mediação dos sistemas de signos. A importância e a contribuição deste GP é ser um espaço de troca e de transmissão do conhecimento sobre as possíveis articulações entre as duas áreas”, explicam o coordenador e a vice-coordenadora, em entrevista concedida por escrito ao JORNAL INTERCOM. “O GP Semiótica da Comunicação também cumpre, há anos, a função de fortalecer os laços afetivos e intelectuais entre pesquisadoras e pesquisadores que atuam nas áreas da Comunicação e da Cultura pelo ponto de vista de diferentes linhas da Semiótica. O encontro entre a pluralidade de olhares tensiona a própria área de conhecimento, que a todo momento precisa atualizar seus conceitos, teorias e estratégias metodológicas de análise.”

No 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), realizado de 5 a 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Semiótica da Comunicação aprovou todos os 19 trabalhos recebidos – 15 dos quais foram apresentados nas sessões do grupo. “A avaliação do encontro foi muito positiva. Isso se deve ao fato de o GP funcionar como espaço de exposição, discussão e debate dos resultados das pesquisas em andamento, contribuindo para o avanço delas e para a qualidade dos artigos, além de operar como lugar de encontros afetivos entre as(os) pesquisadoras(es) do grupo”, afirmam os coordenadores. “No entanto, a principal razão para o saldo ser positivo, neste ano, foi o retorno do congresso à modalidade presencial, após um longo período de reclusão a que tivemos que nos submeter por causa da pandemia de covid-19.”

Além das sessões de apresentação de trabalhos, o GP Semiótica da Comunicação realizou uma mesa especial de abertura no dia 6 de setembro, intitulada “A cidade e a multidão: transições para um processo de decodificação discreta” e que contou com palestra da professora Fátima Aparecida dos Santos, diretora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). “Tradicionalmente, o GP Semiótica da Comunicação insere em sua programação a apresentação de uma convidada ou um convidado na mesa de abertura. Trata-se de uma programação especial que sempre resulta em atualizações conceituais e metodológicas nas diferentes linhas de pesquisa que constituem a grande área de estudo denominada Semiótica.”

Para além do congresso, os(as) integrantes do núcleo permanente do GP Semiótica da Comunicação têm se reunido virtualmente para compor uma rede de pesquisadoras e pesquisadores na área, com a intenção de produzir diferentes propostas e projetos científicos de natureza coletiva, e deverá ter novidades muito em breve.

Quem se interessar pelas atividades do GP Semiótica da Comunicação pode enviar mensagem para o e-mail institucional gp.semiotica@intercom.org.br ou diretamente para o professor Fábio, no endereço fabio.sadao@ufba.br. Fica também o convite para participar da lista de discussão: https://groups.google.com/g/semiotica_intercom.

SAIBA MAIS SOBRE O GP SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO:
Ementa, palavras-chave, coordenação e publicações
Artigos nos Anais do Intercom 2022

ACOMPANHE A SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM:
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br