Homenagens ao Prof. Marques de Melo marcam congresso Intercom 2018



A 41ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizada de 2 a 8 de setembro na Universidade da Região de Joinville (SC), será marcada por homenagens póstumas ao professor José Marques de Melo, falecido no dia 20 de junho de 2018.

Fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em 1977, o professor Marques de Melo foi também o idealizador dos congressos da entidade, que passaram a ser realizados anualmente já em 1978. Considerado um dos principais articuladores para a consolidação da pesquisa em Comunicação no Brasil, além de grande colaborador da área na América Latina e nos países lusófonos, Marques de Melo será lembrado durante todos os seis dias de evento.

As primeiras homenagens serão prestadas já no dia 2, às 9h, na abertura do V Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação, coordenado pela professora Anamaria Fadul, conselheira da Intercom e colega de longa data do professor Marques de Melo. A sessão será comandada pelo professor Flávio Santana (Umesp), que é relator do evento. Logo depois, às 9h15, Raul Fuentes Navarro, da Universidade de Guadalajara, no México, homenageará o professor Marques de Melo em nome da comunidade de pesquisa da América Latina no âmbito do III Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação.

No dia seguinte, 3 de setembro, haverá diversas mesas temáticas especiais para lembrar o professor Marques de Melo e sua obra. Às 9h15, a primeira mesa da Jornada Beltraniana 2018 (Rede Folkcom) será dedicada a revisitar o legado de Luiz Beltrão a partir do olhar de Marques de Melo, com a participação de Sílvia Briseno Marques de Melo, viúva do professor. No período da tarde, a partir das 14h, a primeira atividade do VIII Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação será uma sessão especial na qual as professoras Anamaria Fadul e Sonia Virgínia Moreira (UFJF) apresentarão o tema “José Marques de Melo e a pesquisa em Comunicação Brasil-Estados Unidos: dos anos 1960 em Quito a 2018 em São Paulo”.

O III Fórum Comunicação e Trabalho também terá uma mesa especial, às 9h30 do dia 4 de setembro. Coordenada pela diretora de Relações Internacionais da Intercom, professora Roseli Fígaro (USP), a mesa tratará das contribuições do professor Marques de Melo para o estudo do trabalho e dos direitos dos jornalistas. Um pouco antes, às 9h, homenagens em formato audiovisual serão realizadas durante o II Fórum de Rádios e TVs Universitárias.

Na tarde do dia 4, às 14h, a mesa especial “José Marques de Melo: Guerreiro midiático” reunirá importantes nomes das Ciências da Comunicação e da Intercom, com coordenação do professor Sérgio Mattos (UFRB). E o IV Fórum Socicom-Intercom, adotará oficialmente o nome Fórum José Marques de Melo, em meio às homenagens ao idealizador das duas instituições.

O dia 5 de setembro já começa com mais sessões de homenagem: às 8h20, a diretora Administrativa da Intercom, professora Sônia Jaconi (Metodista), apresenta o tema “José Marques de Melo, o fundador da Intercom” antes da sessão de abertura do 41º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação. Outras homenagens especiais ocorrerão ao longo do dia, em eventos como o Colóquio Acadêmico; as mesas de debate sobre Jornalismo, Resistência e Literatura; e o II Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa de Comunicação em Contextos Organizacionais.

A obra e a vida do professor Marques de Melo também serão celebradas em pelo menos 32 Grupos de Pesquisa (GPs), com apresentações especiais nos dias 5 e 6 de setembro. O mesmo ocorrerá durante o Intercom Júnior, no dia 6.

Também no dia 6, às 11h, será apresentada a nova edição da revista “Iniciacom”, que é dedicada o professor Marques de Melo. E, às 17h, a sessão de lançamento de livros do Publicom terá uma exposição de obras do professor.

E, para fechar as homenagens oficiais, a cerimônia de entrega do Prêmio Luiz Beltrão e dos prêmios estudantes da Intercom, às 19h do dia 7 de setembro, incluirá uma apresentação especial para lembrar o fundador da entidade.

Clique aqui para conferir a programação de homenagens ao professor José Marques de Melo.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br