Homenagens marcam primeiro dia do Pensacom

Durante três dias, entre 16 e 18 de novembro, realizou-se no campus da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, o Pensacom 2015. Esta segunda Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro teve uma ampla programação, baseada no tema Brasil. História da Comunicação. Conquistas, Impasses, Desafios.

América Latina não é periferia

*No primeiro dia, os destaques ficaram por conta das homenagens. Presidente do Conselho Curador da Intercom, José Marques de Melo recebeu a medalha de ouro do Ciespal, o diploma de Professor Fundador do Programado de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Comunicação da Umesp e da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e uma placa de anistia política, além de ser lembrado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, que criou o prêmio de jornalismo científico com seu nome.

Na mesa de abertura do Fórum Intercom Louvor, homenageou-se a professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, enfatizando-se o seu trabalho como professora e pesquisadora. Immacolata é professora da ECA-USP, presidente da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação, diretora da revista MATRIZes e integra o Conselho Curador da Intercom, o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN), o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (CECOM), a rede internacional de pesquisa Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e a rede nacional de pesquisa Obitel-Brasil.

Ainda como destaque do primeiro dia, a Aula Magna de abertura do Pensacom foi ministrada por Francisco Sierra, investigador espanhol, doutor em Ciências da Informação, pós-graduado em Sociologia, Ciência e Tecnologia e diretor do CIESPAL. Em sua fala, ele lembrou que “a América Latina não é periferia, é centralidade política e social’’. Houve também, no dia 16, o lançamento de livros, entre os quais Marcas Folkcomunicacionais na obra literária de Luiz Beltrão, de Eliane Mergulhão.

* Com informações do Jornal Brasileiro das Ciências da Comunicação

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br