INTERCOM 2022 COMEÇA HOJE. CONFIRA ALGUMAS DICAS E ORIENTAÇÕES

5 de setembro de 2022

O 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022) começa hoje (05/09) e segue até sexta-feira (09/09) com uma intensa programação acadêmico-científica no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em instituições parceiras em João Pessoa. Para ajudar os(as) congressistas neste retorno presencial do congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o JORNAL INTERCOM separou algumas dicas e orientações importantes.

SAÚDE
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa que monitora a pandemia de covid-19 no Brasil, os casos estão em queda no país e também na Paraíba – onde a média móvel em 31 de agosto era de 128, contra 163 no dia 18. Ainda assim, a adoção de medidas básicas para proteção pessoal e coletiva é muito importante durante um evento do porte do Intercom 2022, que receberá cerca de 1,5 mil pessoas de todos os cantos do Brasil.

A organização faz as seguintes recomendações:

✓ Use máscara cobrindo nariz e boca, principalmente nos ambientes fechados.

✓ Troque a máscara periodicamente e evite tocá-la com as mãos durante o uso.

✓ Faça a higiene das mãos com frequência, lavando-as com água e sabão ou higienizando-as com álcool em gel; dispensers de álcool 70º são disponibilizados em todo o campus I da UFPB.

✓ Certifique-se de estar com o esquema vacinal completo.

✓ Caso apresente sintomas, como febre e tosse persistente, busque fazer o teste e evite ir ao congresso.

✓ Caso precise de apoio, procure a monitoria do evento.

Todos os espaços fechados que serão usados pelo congresso têm lotação máxima, estabelecida de acordo com padrões de biossegurança. Assim, recomenda-se que o(a) congressista não deixe para chegar em cima da hora nos eventos de seu interesse.

CREDENCIAMENTO

O credenciamento pode ser feito em todos os dias do congresso, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, na Praça da Alegria, localizada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I da UFPB.

A recomendação é que o(a) congressista se credencie assim que chegar ao congresso. Só é preciso se credenciar uma vez para garantir o acesso à programação e receber o certificado (que será emitido via Sistema Unificado Intercom após o congresso).

O local também serve como ponto de encontro, além de ser onde as equipes da organização e da Intercom podem ser facilmente encontradas.

ESPAÇOS
A maior parte da programação do Intercom 2022 será realizada no campus I da UFPB, concentrando-se no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA, Blocos A e B) e no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA, Blocos A, IV, V e I; Auditórios 411 e 412), mas também com atividades no Auditório da Reitoria, no Auditório da Superintendência de Educação à Distância (SEAD; prédio em frente à Reitoria), no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA, auditórios azul e 211), no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no prédio do Departamento de Mídias Digitais (DEMID) e no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (CEDESP, em frente à Capela Universitária).

Além disso, duas instituições parceiras vão abrigar sessões de apresentação de trabalhos: a Uninassau (Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1213, Bairro dos Estados), onde serão realizadas todas as apresentações do Expocom e uma parte das do Intercom Júnior; e a Uniesp (Rodovia BR 230, Km 14, s/n, Morada Nova, Cabedelo), que também terá Intercom Júnior.

Já a cerimônia de abertura, amanhã (06/09) às 19h30, será no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho).

Táxis, motoristas de aplicativo ou ônibus urbanos estão entre as opções de deslocamento.

ALIMENTAÇÃO
O campus I da UFPB tem quiosques que servem lanches e almoço. Além disso, haverá food trucks, que ficarão durante todo o congresso no estacionamento em frente à Praça da Alegria, no CCHLA. Pizzas, lanchinhos e comidas típicas estão entre as opções gastronômicas.

Para conferir todas as alternativas, incluindo endereços, horários de funcionamento e faixas de preço, acesse o site oficial do Intercom 2022, que também traz uma lista de restaurantes e lanchonetes nas redondezas do campus.

E para quem quiser mergulhar na cultura paraibana, a Feira no Balaio estará presente no Intercom 2022. Funcionando de hoje (05/09) até quinta (08/09) em frente ao bloco B do CCTA, a feira tem arte, artesanato, decoração, moda, design e – claro! – gastronomia. E mais: uma edição especial da Feira no Balaio será realizada na Praça do Povo do Espaço Cultural – onde acontecerá a cerimônia de abertura do congresso, a partir das 19h30 de terça-feira (06/09). Saiba mais.

VIDA PRÁTICA
Há diversas agências bancárias com caixas eletrônicos próximas ao campus I da UFPB, incluindo Caixa Econômica Federal (ao lado do CCTA), Santander (perto da Reitoria), Sicredi e Banco do Brasil (em frente à Biblioteca Central).

O caixa 24 horas mais próximo fica no hipermercado Carrefour, na entrada do Bairro dos Bancários (Rua Empresário João Rodrigues Alves, 50) – onde também é possível comprar garrafas d’água e lanches para carregar na bolsa.

Perto da Uninassau, há agências bancárias do Banco do Brasil, Sicredi, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander; e da Uniesp, há caixas eletrônicos 24 horas e agências da Caixa, Banco do Brasil e Bradesco, noManaíra Shopping.

Aliás, o Manaíra Shopping (R. Manoel Arruda Cavalcante, 805) fica bem próximo da Uniesp e a uma distância razoável tanto do campus I da UFPB como da Uninassau. O centro de compras funciona das 10h às 22h de segunda a sábado (o horário pode ter alterações na quarta-feira, 7 de setembro).

OFICINAS E MINICURSOS
As inscrições para oficinas e minicursos já foram encerradas, mas pode haver vagas remanescentes. Caso o(a) congressista se interesse por uma oficina ou um minicurso, a sugestão é que vá até a sala no dia e horário da atividade para conferir a possibilidade de participar.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Todos(as) os(as) autores(as) já receberam as orientações por e-mail, mas não custa reforçar alguns pontos:

● O tempo de apresentação varia de acordo com o Grupo de Pesquisa (GP) ou Intercom Júnior (IJ); em caso de dúvida, procure a coordenação de seu grupo.

● É importante levar um notebook para fazer a apresentação, além de adaptador HDMI para VGA (para uso de datashow ou TV).

● Caso haja necessidade de caixas de som na apresentação, é preciso levar equipamento portátil próprio (exceto para apresentações do Expocom, cujas salas já estão equipadas).

DÚVIDAS
Se precisar de alguma informação, o(a) congressista pode procurar monitores(as), que estarão vestindo camiseta branca com o logo do Intercom 2022, ou a Secretaria da Intercom – no Credenciamento ou pelo telefone (11) 91628-5225 (atendimento pelo WhatsApp das 8h às 18h).

Vale ressaltar que a Secretaria não poderá responder a e-mails com agilidade durante o período do congresso.

Para mais informações, acesse o site oficial do Intercom 20022.

Acompanhe a cobertura do congresso no Facebook e no Instagram.

E não deixe de marcar a Intercom em seus posts e stories: @intercomcomunicacao no Facebook e @intercom_oficial no Instagram.

Bom congresso!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br