Intercom 2024 terá 42 livros lançados durante o Publicom

31 de julho de 2024

Já conhecido como um dos espaços de destaque na disseminação de produções científicas dentro dos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), o Publicom está com uma programação rica para o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Consolidado dentro do evento como um momento destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos(as) no congresso anual da Intercom, o Publicom possibilita aos(às) autores(as) ou editores(as) a apresentação de suas obras e enseja o diálogo com leitores(as) ou usuários(as) potenciais.

No Congresso Nacional 2024, serão lançados 42 livros, sendo quatro deles na etapa remota do evento e 38 na etapa presencial. Além disso, a etapa presencial do congresso contará com o lançamento do volume 47 (2024) da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), a Revista Intercom, editada pela Associação.

“A importância do Publicom se traduz no volume expressivo de obras lançadas e na diversidade de temáticas. São temas plurais dentro da área da Comunicação e das suas interfaces interdisciplinares”, apontou a diretora editorial da Intercom e coordenadora geral do Publicom, Nara Scabin (PUC Minas). Entre os olhares abordados estão discussões voltadas à identidade, memória, cinema, séries, mídia e consumo, telejornalismo, mídia e violência contra a mulher, educomunicação, comunicação popular, comunicação e inteligência artificial, ideologias bíblicas, coletâneas, traduções para o português de obras clássicas da área, entre outras temáticas atuais e necessárias à reflexão social.

Outra característica do Publicom 2024 diz respeito à distribuição territorial dos(as) autores(as) representados(as) pelas obras lançadas. “Temos autores(as) provenientes de diversas regiões do Brasil, de diversas instituições de ensino e pesquisa. Assim, o Publicom se destaca como um espaço de encontro, de interação, de sociabilidade, de apresentação das obras mais recentes dentro da área da Comunicação para a comunidade acadêmica. E, de certo modo, um momento onde se tem contato com o estado da arte, das pesquisas desenvolvidas para conhecermos a atuação das principais editoras”, detalhou Nara.

Dentro da vasta e rica programação do Congresso, o Publicom é uma oportunidade para encontros e reencontros com colegas, pesquisadores(as), autores(as) do campo da Comunicação e para alguns, o momento de finalmente conhecer suas referências teóricas de pesquisa. Além de participar do lançamento das obras, no Publicom, os materiais lançados estarão disponíveis para vendas, em alguns casos, para distribuição gratuita - a depender do material - , algumas obras físicas podem ser autografadas no evento, outras são obras digitais e os(as) congressistas poderão baixar por meio de QR Code disponíveis.

Abaixo, confira os títulos que farão parte do Publicom 2024:

  • Branquitude, representações & privilégios. Estudos sobre a identidade branca nas histórias em quadrinhos;
  • Cinema (ao vivo) e memória: Coleção, performance e tecnologia;
  • Ficção seriada: estudos e pesquisas (volume 7);
  • Infância, Mídia e Consumo: crianças como sujeitos de direitos ou público-alvo?
  • A Dissimulação Na Sociedade De Consumo: Um Olhar Crítico Sobre As Estratégias De Persuasão Indireta No Marketing (versão impressa, atualizada e ampliada);
  • As Inteligências do Telejornalismo;
  • Audiovisualidades contemporâneas: estética, política, tecnologia;
  • Cartilha Instrucional Mídia e Violência contra a Mulher;
  • Cartilha Oficinas itinerantes pró-direitos humanos: a comunicação a serviço da comunidade e dos assistidos sociais em Frutal, MG;
  • Children’s and youth telenovelas: essays on the poetics of works by Íris Abravanel;
  • Cidade em Festa: Comunicação, Territorialidades, imaginários e ativismos políticos;
  • Como a ficção televisiva moldou um país: uma história cultural da telenovela brasileira (1963 a 2020);
  • Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução - olhares de jovens pesquisadores;
  • Comunicação organizacional e interdisciplinaridade: as interfaces possíveis;
  • De A a Z: 101 entrevistas;
  • Documentário de ética dialógica: Uma ferramenta para a análise e produção de filmes com alteridades;
  • Educomunicação no contexto pandêmico: desafios do ensino remoto;
  • Emoções e Razões Midiáticas - Narrativas e Imagens nas Redes Sociais e no Audiovisual;
  • Entre verdades e memórias jornalísticas sobre a pandemia da Covid-19;
  • Escombro: um diário da máquina do ódio;
  • Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes;
  • Formação em Jornalismo: Propostas das universidades brasileiras;
  • Fundamentos teóricos da comunicação popular, comunitária e alternativa;
  • História e conhecimento do jornalismo no Brasil;
  • Imaginários Sociotécnicos e Plataformas Digitais;
  • Império e Comunicações;
  • Inovação nas Indústrias Criativas: tendências e labs para reinventar a mídia e os negócios;
  • Introdução à Direção de Fotografia: como transformar o seu roteiro em filme;
  • Jornalismo e Inteligência Artificial;
  • José Marques de Melo, 80 anos;
  • Liberdade de expressão no (pós-)governo Bolsonaro: ataques, capturas e controvérsias;
  • Mediações algorítmicas: Articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais;
  • Mídia e Midiatização do Cotidiano. Políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo;
  • Mídia, Publicidade e Desafios Contemporâneos;
  • Moda e Crítica: Prazer, Julgamento e Avaliação;
  • O Brasil Phantastiko do Cinema;
  • O Mahjar é Aqui: A Comunicação contra-hegemônica dos intelectuais árabe-brasileiros;
  • O uso político do rádio pelos ditadores Getúlio Vargas e António Salazar 1930-1945;
  • Práticas de linguagem e identidade na relação Brasil–Angola: ensaios reflexivos;
  • Pretas e Pretos na Literatura de Cordel: o folheto como mídia folkcomunicacional da negritude;
  • Relatos de uma (in)certa Amazônia;
  • Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – RBCC – v. 47 (2024);
  • Telejornalismos possíveis: emergências e interseccionalidades.

A lista completa com os(as) autores(as) e editoras responsáveis pelas obras, bem como a descrição sobre em quais etapas cada livro será lançado, está disponível no site da Intercom, neste link.

Congresso Nacional

O Intercom 2024 será realizado em duas etapas: uma remota, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, e uma etapa presencial, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2024, na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em Balneário Camboriú/SC.

As inscrições para ouvintes (aqueles que não submeteram pesquisas ao Congresso) ainda podem ser feitas por meio do Sistema Unificado da Intercom. O prazo termina em 05 de agosto.

Para não perder nenhuma atividade, prazos e atualizações do Intercom Nacional 2024, acesse as redes oficiais @intercom_oficial ou o site oficial da Intercom.

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