INTERCOM 45 ANOS: LIVE TERÁ PARTICIPAÇÃO DE EX-PRESIDENTES

30 de novembro de 2022

Nesta quinta-feira (01/12), a partir das 18h no horário de Brasília, o canal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) no YouTube transmite a live "45 Anos da INTERCOM na visão dos ex-presidentes" como atividade pré-evento da IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2022).

Participam da conversa Anamaria Fadul, segunda presidente da Intercom (1983-85); Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP), presidente na gestão 1995-97; José Salvador Faro (PUC-SP), que presidiu a entidade entre 1997 e 1999; e Sonia Virgínia Moreira (Uerj), presidente entre 2002 e 2005. A mediação será feita por Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom, e Sônia Jaconi (IEA-USP), diretora de Projetos. Esses ex-presidentes, que testemunharam diferentes momentos da história da entidade, deram também diferentes contribuições para seu desenvolvimento.

A Intercom foi oficialmente fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em uma sala da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, por um grupo de docentes, pesquisadores(as) e profissionais do campo da Comunicação liderados por José Marques de Melo (1943-2018), na época professor da Universidade Metodista de São Paulo e que havia sido demitido da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) por ordens do governo militar (com a redemocratização, ele retornaria à instituição). Nos quatro primeiros dias de novembro do ano seguinte, em Santos, litoral de São Paulo, a Intercom realizou o I Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com a presença de 50 pesquisadores para debater o tema central “Estratégia para o ensino da Comunicação” – o evento é realizado até hoje, como parte principal da programação dos congressos nacionais da entidade.

Formada em Filosofia pela USP, Anamaria Fadul tornou-se professora da ECA em 1969, onde liderou a criação, em 1991, do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), e onde se aposentou, em 1996. Sua relação com a Intercom começou já em 1978, ano daquele primeiro Ciclo, e sua gestão marcou um importante período de consolidação da entidade como fomentadora de pesquisa, ensino e extensão em Ciências da Comunicação no Brasil.

A internacionalização foi a grande marca da passagem de Maria Immacolata Vassallo de Lopes na Intercom. Depois de ocupar a Primeira Secretaria na primeira gestão de Margarida Kunsch (1987-89), a professora Immacolata liderou a criação de colóquios internacionais quando era diretora Científica (1992-94). Em sua presidência, na gestão seguinte, a Intercom realizou os colóquios Brasil-Dinamarca, Brasil-Espanha e Brasil-Itália, além de participar da criação da Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação (Lusocom). "Nós, o que éramos e continuamos sendo por algum tempo? Receptores de bibliografia. Então era uma oportunidade de a gente se mostrar e fazer, era uma coisa audaciosa, uma coisa de mão dupla", revelou a ex-presidente ao projeto Memória Intercom, em 2015.

José Salvador Faro estava no grupo que fundou a Intercom em 1977. "O ano de 1977 foi bastante emblemático, porque foi o ano em que ocorreu em São Paulo um fato muito curioso: a SPBC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência] foi proibida de realizar o congresso dela, por pressão do regime militar. Porque o congresso da SBPC não era um evento científico, tinha extrapolado esse papel. [...] Então, a PUC de São Paulo, onde eu sou professor, resolveu proteger a SBPC e autorizar que o congresso dela fosse realizado lá. Houve um movimento de garantir que o congresso da SBPC fosse realizado na PUC, à revelia, portanto, daquele autoritarismo que queria impedir de qualquer maneira, queria criar um pretexto para impedir a realização do evento da SBPC. E realizamos. Quando a Intercom foi fundada, a gente estava respirando muito esse ar de mobilização de professores em torno das suas atividades corporativas, atividades científicas", contou em entrevista realizada ao projeto Memória Intercom. Em sua gestão como presidente, foi criado o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, realizado anualmente pela Intercom. Faro também registrou os 15 primeiros anos da Intercom no livro "A universidade fora de si: a Intercom e a organização dos Estudos de Comunicação no Brasil" (Intercom, 1992).

Já no início dos anos 2000, a digitalização e as pesquisas na graduação foram os grandes focos de Sonia Virgínia Moreira, que também exerceu dois mandatos como diretora de Relações Internacionais da Intercom e atualmente é coordenadora do Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação. Em sua gestão como presidente, o processo de inscrição para os congressos foi informatizado e o Intercom Júnior – evento de apresentação de trabalhos de iniciação científica – foi criado. "Eu acho que a informatização foi um divisor de águas para a entidade. E acho que o Intercom Júnior foi fundamental também. Você colocar a meninada com a possibilidade de apresentação foi uma experiência muito legal", avaliou a ex-presidente em entrevista ao Projeto Memória.

Para saber mais sobre os ex-presidentes e a história da Intercom, acesse o site do Projeto Memória aqui.

Para assistir à live "45 Anos da INTERCOM na visão dos ex-presidentes", basta acessar o YouTube da Intercom amanhã (01/12) a partir das 18h (horário de Brasília).

SOBRE O PENSACOM BRASIL 2022
Com o tema central "Independência, Comunicação e Cultura: olhares contemporâneos", o Pensacom Brasil 2022 será realizado presencialmente no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura.

As inscrições são gratuitas e se encerram hoje (30/11). Para se inscrever, acesse o sistema exclusivo do Pensacom: https://www.pensacom.intercom.org.br/.

Saiba mais no Portal Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br