INTERCOM ANUNCIA NOMES HOMENAGEADOS PELO PRÊMIO LUIZ BELTRÃO 2023

12 de julho de 2023

A Diretoria Cultural da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) tem a honra de anunciar os(as) vencedores(as) das quatro categorias do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2023, escolhidos(as) pelo júri a partir das indicações da comunidade acadêmico-científica do campo.

Na categoria Grupo Inovador, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil) é a vencedora deste ano. Idealizada em 2019 e ganhando fôlego nos primeiros meses da pandemia de covid-19, a RNCD Brasil interliga uma diversidade de projetos e instituições que trabalham para combater o mercado da desinformação no país, fomentando e propondo discussões, pesquisas e soluções para proteger a democracia.

Já na categoria Instituição Paradigmática, o Arquivo Nacional é reconhecido neste ano por sua importância na preservação e divulgação do patrimônio documental do Brasil, garantindo o acesso pleno e democrático à informação. Criado em 1838, o órgão faz parte do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga), vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Na categoria Liderança Emergente, a premiação reconhece nesta edição Guilherme Moreira Fernandes, professor adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), onde também é coordenador do curso de Jornalismo e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq/UFRB), o professor Guilherme é o atual presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) História das Mídias Audiovisuais da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar).

E o prêmio de Maturidade Acadêmica homenageia Nélia Del Bianco, jornalista, pesquisadora e professora aposentada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha, a professora Nélia atua no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais, e no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cidadania, além de integrar a Rede de Radiojornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), o Grupo de Pesquisa (GP) de Rádio e Mídia Sonora da Intercom e a rede de pesquisadores Worlds of Journalism Study. Ela foi Liderança Emergente em 2009 e agora, quase 15 anos e dezenas de artigos e livros depois, recebe o reconhecimento por seus mais de 25 anos de contribuição para o campo comunicacional.

A Intercom agradece todos e todas que fizeram indicações para o Prêmio Luiz Beltrão 2023 e parabeniza os(as) candidatos(as) e vencedores(as). A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte, como parte da programação presencial do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023).

Saiba mais sobre o Prêmio Luiz Beltrão no Portal Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br