INTERCOM SUDESTE 2022 RECEBEU CERCA DE 600 CONGRESSISTAS EM POÇOS DE CALDAS

1º de junho de 2022

O XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2022) reuniu cerca de 600 estudantes, docentes, pesquisadores, pesquisadoras e profissionais entre os dias 26 e 28 de maio no campus Poços de Caldas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

“O evento foi um sucesso, marcado pela retomada das atividades presenciais dos nossos congressos regionais. Mesmo neste cenário adverso de crise econômica e de receios pós-pandemia, tivemos mais de 600 inscritos, aproximadamente 200 trabalhos submetidos ao prêmio Expocom e cerca de cem submetidos ao Intercom Júnior e às Divisões Temáticas”, afirma Franco Dani Araújo e Pinto (Univale), diretor Regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). “A organização da PUC Poços de Caldas esteve à altura do evento. Nos deu todo o suporte necessário, soube lidar muito bem com imprevistos e deixou uma ótima impressão. Cheguei um dia antes do congresso e fui embora um dia depois. Não escutei uma fala sequer relacionada a desorganização ou coisa do tipo. Muito pelo contrário, apenas elogios. Aliadas a isso, a cidade e a universidade são muito lindas e acolhedoras”, ressalta.

O Intercom Sudeste 2022 foi aberto na manhã de quinta-feira com a palestra “A imprensa sob ataque da extrema direita – campanha para desacreditar o jornalista e outras estratégias”, com a jornalista Cristina Serra. Os(as) congressistas tiveram a oportunidade de acompanhar outras duas palestras: “Impasses políticos e literários da reportagem”, com Márcio Serelle (PUC Minas); e “Narrativas do agora”, com a jornalista Jéssica Balbino, diretora do documentário "Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica", que substituiu a conferência de Luís Nassif (cancelada devido a questões pessoais do palestrante).

“Recebi a impossível missão de fazer uma fala no mesmo horário que o @luis_nassif faria na @pucmgpocos durante o Intercom Sudeste. Aceitei, não sem medo {e um pouco vesga por ter acordado cedo demais}, mas fui lá e foi uma troca ótima”, escreveu Jéssica Balbino em seu perfil no Instagram. “Saí de lá a pura gratidão e afeto! Orgulhosa da minha trajetória e feliz por quem tem cruzado meu caminho também com tanta generosidade.”

O congresso do Sudeste também promoveu espaços de troca nos âmbitos da iniciação científica, no Intercom Júnior (IJ), e da pesquisa, nas sessões das Divisões Temáticas (DTs). Além disso, trouxe de volta a estudantes da região a oportunidade de mostrar seus trabalhos experimentais no Expocom, cuja festa de premiação encerrou o Intercom Sudeste 2022. Ao todo, foram 242 trabalhos entre IJ, DTs e Expocom.

Confira fotos do Intercom Sudeste 2022 no Instagram.

Este foi o segundo dos cinco congressos regionais que a Intercom promove neste ano – o primeiro foi o Intercom Nordeste 2022, uma semana antes. O próximo será o Intercom Norte 2022, que começa amanhã (02/06) e segue até sábado (04/06), em modalidade 100% virtual.

A Intercom agradece à Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas e a todas as pessoas que participaram do congresso regional do Sudeste!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br