COLÓQUIO BRASIL-EUA RECEBE RESUMOS EXPANDIDOS ATÉ 15/10 PARA EVENTO DE 2020. AUTORES TAMBÉM PODEM ENVIAR O ARTIGO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO ESPECIAL

24 de julho de 2019

Realizado a cada dois anos desde 2004, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em parceria com pesquisadores norte-americanos, o Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação se prepara para sua nona edição, a ser realizada nos dias 24 e 25 de março de 2020 na Universidade do Texas, em Austin (EUA).

Interessados em participar do colóquio podem submeter resumo expandido até o dia 15 de outubro. Além disso, até 1º de dezembro, os pesquisadores que submeterem ao evento de 2020 e autores dos trabalhos apresentados na edição de 2018 também podem enviar seus artigos (completos e em inglês) para livro especial da série “Emerald Studies in Media and Communications”. Veja mais detalhes a seguir.

IX COLÓQUIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS DE ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO
Abrangendo o tema “O Presente e o Futuro da Pesquisa sobre Brasil e Estados Unidos - Mídia, Comunicações, Literatura, Cultura e História”, a nona edição do Colóquio Brasil-EUA dará ênfase aos estudos históricos, sociais e culturais produzidos por pesquisadores dos dois países.

Realizado em português e inglês (com tradução informal), o colóquio pretende ter a participação de dez brasileiros e dez norte-americanos em formato “expandido” de mesa-redonda – ou seja, aberto ao público interessado em acompanhar o debate. “O Colóquio Brasil-Estados Unidos de 2018, realizado durante o congresso nacional da Intercom em Joinville (SC), já teve esse formato e foi muito interessante, com congressistas lotando a sala para assistir ao debate”, comenta a professora Sonia Virgínia Moreira (UERJ/UFJF), que coordena o IX Colóquio Brasil-EUA ao lado dos pesquisadores Joe Straubhaar (UT Austin), Leila Lehnen (Brown University), Laura Robinson (Santa Clara University) e Jeremy Schulz (UC Berkeley). “Em 2020, o colóquio funcionará como uma espécie de pré-congresso da BRASA (Brazilian Studies Association), que fará seu 15º encontro também em Austin de 26 a 28 de março. Estamos bastante animados”, completa, acrescentando que o colóquio retorna a sua origem, uma vez que a cidade texana recebeu a primeira edição, em 2004.

Pesquisadores brasileiros com titulação mínima de mestrado podem submeter trabalho inédito ao IX Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação até o dia 15 de outubro, enviando resumo estendido (com 500-750 palavras e três a cinco palavras-chave), indicação de vínculo institucional e currículo resumido (até 100 palavras).

Os aceites serão divulgados até o dia 15 de novembro. Os autores selecionados terão até 1º de dezembro para enviar o artigo completo (até 6.000 palavras, em fonte Times News Roman, 12) caso tenham interesse de publicá-lo em livro da série “Emerald Studies in Media and Communication” (veja mais informações a seguir).

Submissões e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail brasil.eua.austin2020@gmail.com.

Clique aqui para ler a chamada de trabalhos do IX Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação (em português).

CHAMADA DE TRABALHOS PARA LIVRO

Tanto autores de trabalhos apresentados na última edição do Colóquio Brasil-Estados Unidos, realizada em 2018 em Joinville (SC), quanto os pesquisadores que forem selecionados para a próxima edição do evento, a ser realizada em 24 e 25 de março em Austin (Texas), estão convidados a submeter seus artigos completos para um número especial da série “Emerald Studies in Media and Communications” (ESMC), publicada pelo selo Emerald Insights e editada por Laura Robinson, Shelia Cotten e Jeremy Schulz.

O livro será organizado por Sonia Virgínia Moreira, conselheira da Intercom que faz parte da coordenação do Colóquio Brasil-EUA. “O livro, juntamente com outras publicações anteriores viabilizadas pelo selo Intercom, contribui para institucionalizar o colóquio, promovendo amplo acesso à íntegra do que é discutido nos eventos bienais”, explica a professora Sonia Virgínia Moreira.

Os autores interessados devem enviar seus artigos completos para o e-mail brazil.us.ccs@gmail.com até o dia 1º de dezembro.

Atenção aos seguinte pontos:

  • O artigo completo deve se referir, exclusivamente, ao trabalho apresentado no Colóquio Brasil-EUA.
  • O texto deve, necessariamente, estar escrito em inglês.
  • O livro publicará apenas papers inéditos. Caso o trabalho apresentado no colóquio em setembro de 2018 tenha sido posteriormente publicado ou aceito para ser publicado em outro periódico ou obra (exceto Anais do Intercom 2018), não será aceito.
  • O texto deve ter de 7.000 a 10.000 palavras, incluindo resumo (abstract), referências e notas. Neste primeiro momento, não é exigida uma formatação específica, mas os autores devem preparar duas versões do artigo: uma versão anônima em PDF, e outra em Word com os dados do autor. Os dois arquivos devem ser nomeados com o título do artigo e enviados juntos, em uma única mensagem de e-mail.
  • No assunto do e-mail, é necessário indicar o título do artigo e o título do volume da ESMC (Present and Future Directions of Research on Brazil and the US).

Clique aqui para conferir a chamada de trabalhos completa, incluindo as normas de submissão e publicação (apenas em inglês; role a página até o título “Present and Future Directions of Research on Brazil and the US”).

LEIA TAMBÉM:

EM FORMATO INOVADOR, COLÓQUIOS INTERNACIONAIS ATRAÍRAM CONGRESSISTAS DO INTERCOM 2018

LIVRO: Comunicação, Mídia e Cultura: Estudos Brasil – Estados Unidos (Intercom, 2018)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br