NOTA DE REPÚDIO AO CORTE DE RECURSOS PARA PESQUISA

7 de dezembro de 2022

Diante da recente cartada final de ataque e desmonte da Educação e da Ciência dada por este governo que sempre se colocou ao lado do obscurantismo, a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – vem manifestar seu repúdio ao último corte de recursos destinados a milhares de projetos e pesquisadoras/pesquisadores de todo o país, muitos delas/deles filiadas/filiados à nossa entidade.

Tal projeto de destruição, que vem sendo reforçado ao longo dos últimos quatro anos, tem sido sistematicamente denunciado por nossa associação, atenta ao papel da ciência em favor da sociedade. Os temas de nossos últimos congressos são uma demonstração inequívoca disso: 2019 – “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”; 2020 – “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”; 2021 – “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania” e 2022 – “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”.

Exigimos a imediata resolução deste problema emergencial, que apenas reforça o desprezo pela pesquisa científica. Também cobramos um compromisso explícito do governo que se inicia nas próximas semanas com a reconstrução - e o avanço - dos campos da Educação e da Ciência no país.

Diretoria Executiva Intercom
Gestão 2020-2023