Nova ferramenta permite busca automatizada de dados de violência contra jornalistas

7 de dezembro de 2022

Agora está mais fácil consultar os Relatórios de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil lançados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Na última quarta-feira (30/11), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) lançou uma ferramenta de pesquisa que automatiza a busca e o cruzamento de dados da série histórica desses relatórios.

A iniciativa faz parte do convênio de mobilidade de pós-graduação docente e discente internacional Safety Matters: research and education on the Safety of Journalists, em parceria com a Oslo Metropolitan University (Noruega), University of the Witwaterstrand Johanneburg (África do Sul) e a University of Tulsa (EUA), financiado pelo Research Council of Norway. A iniciativa reúne, ainda, o Observatório de Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão (OBCOM) e o COM+ (Comunicação, Mídia e Jornalismo digital).

“A ferramenta tem também a missão de servir como um observatório, no qual a gente possa fazer o cruzamento de dados e traçar padrões de pesquisa”, afirmou a professora Daniela Osvald Ramos, do PPGCom da ECA, no evento de lançamento.

“Não fossem os dados que a Fenaj nos abriu, com a maior generosidade, a gente não poderia ter construído essa ferramenta”, agradeceu a professora Elizabeth Saad, também do PPGCom da ECA, reforçando a importância do projeto por permitir um “acompanhamento longitudinal” do cenário de violência contra jornalistas no Brasil por pesquisadores nacionais e estrangeiros.

O evento de lançamento está disponível no YouTube da ECA-USP.

Para acessar a ferramenta, clique aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br