Organicom’ abre chamada para dossiê sobre mensuração e avaliação em Comunicação Organizacional e RP

26 de janeiro de 2023

A Organicom, revista quadrimestral vinculada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), recebe até 6 abril artigos para seu dossiê 42, que abordará o tema “Mensuração e Avaliação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas”.

Coordenado por Alejandro Alvarez-Nobell (Universidade de Málaga, Espanha), Ana Adi (Quadriga University of Applied Sciences, Alemanha), Antonio Castillo-Esparcia (Universidade de Málaga), Thomas Stoeckle (Bournemouth University & PR Academy London, Reino Unido) e Valéria de Siqueira Castro Lopes (USP), o dossiê busca artigos que abordem os seguintes temas:

● Transformações em contextos, organizações e comunicação e seu impacto na mensuração e avaliação – gestão de agendas e questões; responsabilidade social ao triplo impacto; gestão de crises e potenciais conflitos.

● Avaliação em planejamento estratégico em comunicação: sistemas orientados a metas, propósito e objetivos – perspectivas do planejamento em comunicação e sistema de mensuração em nível organizacional; mensuração do desempenho profissional; tomada de decisão e sistemas de informação.

● A função da mensuração e avaliação na comunicação: antecedentes e evolução dos diferentes contextos – padrões, dificuldades e conceituações (diagnosticar, investigar e avaliar); avaliação formativa e somativa; modelos de mensuração e avaliação: produção, exposição, impacto e participação; níveis de impacto; indicadores e variáveis; Indicadores Chave de Desempenho de Comunicação (CKPI).

● Estratégias e ferramentas de mensuração e avaliação em contextos virtuais – mapa de atores; públicos, redes e comunidades Big Data; mídias sociais; inteligência artificial e aprendizado de máquina.

● Estratégias e ferramentas de mensuração e avaliação para o controle da agenda pública e incidência social – Avaliação do Lobby e Líderes de Opinião; transparência e responsabilidade; avaliação de patrocínios, imagem associada e gestão de eventos; relacionamento com marketing e publicidade.

● Estratégias e ferramentas de mensuração e avaliação para o controle de agendas de mídia: gestão integral de conteúdo – medindo a transmídia; gestão de imprensa e assessoria de imprensa; automações, aprendizado de máquina e inteligência artificial.

● Tendências e modelos de avaliação abrangentes – evolução nos modelos existentes.

Mais informações no site da revista.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br