PENSACOM BRASIL 2022 ABRE CHAMADA DE TRABALHOS

Atualizado em 17 de outubro de 2022

Vem aí a IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2022, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP). O Pensacom Brasil 2022 será presencial nos dias 7 e 8 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, na capital paulista, com o tema “Independência, Cultura e Comunicação: olhares contemporâneos”. As informações sobre inscrição e programação serão divulgadas em breve, mas a chamada de trabalhos para os dez Grupos de Trabalho (GTs) já está aberta.

Resumos expandidos podem ser submetidos até 31 de outubro. Os aceites serão divulgados até o dia 10 de novembro, e as apresentações serão presenciais, nos dias 7 e 8 de dezembro à tarde, no Centro de Formação e Pesquisa do Sesc-SP. Posteriormente, os(as) autores(as) deverão enviar seus artigos completos para publicação nos anais do evento (até 01/03/2023).

Podem propor comunicações científicas doutores(as), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) e especialistas; estudantes de especialização e de graduação podem submeter em coautoria com doutores(as), doutorandos(as), mestres ou mestrandos(as). Antes de preparar o resumo expandido, é importante ler a chamada de trabalhos com atenção e baixar o template do evento. As submissões devem ser feitas em sistema específico do Pensacom: pensacom.intercom.org.br.

O Pensacom Brasil 2022 abrange os seguintes GTs:
GT 1 – Pensamento Comunicacional – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Comunitária, Popular e Alternativa – Comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia. Comunicação para a transformação social.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação – A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação, Cultura e Religiões – Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia). Memória e práticas culturais religiosas.

GT 6 – Comunicação, Educação e Ensino – Comunicação e Ensino. Práticas educacionais inovadoras nos cursos de comunicação. Reclassificação dos Cursos de Comunicação. Diretrizes Curriculares da área de comunicação. Perfil e Histórico de Curso de Comunicação em nível de graduação e pós-graduação. Projetos pedagógicos inovadores na área da comunicação. Projetos interdisciplinares de cursos de graduação em comunicação com áreas afins.

GT 7 – Comunicação e Mercado – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor. As mídias e o impacto sobre a formação da subjetividade dos consumidores.

GT 8 – Comunicação e Política – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 9 – Comunicação e Juventudes – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.

GT 10 – Comunicação e Saúde – As relações interdisciplinares entre Comunicação e Saúde. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada à saúde, seus avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde. Os impactos dos meios de comunicação na educação em saúde.

Clique aqui para acessar a chamada de trabalhos.

O Pensacom Brasil 2022 tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura.

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