Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: responda à pesquisa a partir de 16/08

11 de agosto de 2021

A partir da próxima segunda-feira, 16 de agosto, jornalistas de todo o Brasil poderão responder à pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”, que busca coletar e analisar informações sobre os principais aspectos da vida laboral de profissionais que atuam na mídia, fora da mídia e na docência. O link do questionário será disponibilizado no site e nas redes sociais da pesquisa (Facebook, Instagram e Twitter).

Esta é a segunda edição da pesquisa, que em 2012 detalhou as características demográficas, políticas e de trabalho de jornalistas no Brasil. Agora, a segunda edição vai abordar também a precarização do trabalho, as condições laborais que afetam a saúde e os efeitos das inovações tecnológicas na profissão.

A segunda edição do “Perfil do Jornalista Brasileiro” é uma realização da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Os programas de pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são responsáveis pela organização da pesquisa, que está sendo executada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC) com coordenação do professor Samuel Lima (PPGJOR/UFSC).

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) apoia a divulgação da pesquisa, que conta com apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Profissão Jornalista (APJor), da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

Se você é jornalista e atua na imprensa, em comunicação corporativa ou digital, como autônomo(a) ou como professor(a), responda ao questionário a partir de 16 de agosto e contribua para esta importante investigação. Acesse o site: perfildojornalista.ufsc.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br