PRÊMIO JORNALÍSTICO VLADIMIR HERZOG DE DIREITOS HUMANOS FAZ HOMENAGEM ESPECIAL A JOSÉ MARQUES DE MELO

27 de outubro de 2021

O professor José Marques de Melo (1943-1918) foi um dos homenageados especiais do 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, cuja cerimônia de premiação foi realizada virtualmente na última segunda-feira, 25 de outubro.

Promovido pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com outras entidades (ver abaixo), o prêmio reconhece anualmente trabalhos jornalísticos que valorizam a democracia e os direitos humanos, além de homenagear personalidades e profissionais com atuação destacada nas causas relevantes da democracia e dos direitos humanos. Neste ano, além de Marques de Melo, foram homenageados Abdias do Nascimento (também in memorian), Neusa Maria Pereira e Alex Silveira.

Autor de referência nas áreas de Comunicação e Jornalismo em língua portuguesa, José Marques de Melo foi jornalista, professor e pesquisador, além de um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Na cerimônia, a homenagem foi apresentada pelos professores Edgard Rebouças (Ufes), diretor de Relações Internacionais da Intercom, e Ricardo Alexino Ferreira (ECA-USP), com participação de Silvia e Marcelo Briseno Marques de Melo (UMESP/Intercom), viúva e filho de José Marques de Melo.

"Foram 173 livros publicados na área de Comunicação, colaborou com capítulos em mais de 150 outros, centenas de artigos em revistas científicas, todos eles muitos fundamentais para o conceito que ele próprio cunhou, o que chamamos de pensamento comunicacional brasileiro", afirmou Edgard Rebouças. "Mas não somente o volume e a qualidade da obra, bem como suas realizações, demonstram a importância de estarmos aqui homenageando esse jornalista e professor tão importante para nós todos. Infelizmente, nós perdemos sua presença física em 2018, mas seus ensinamentos, criatividade, provocações – quem o conheceu sabe muito bem disso – e visão de mundo na defesa da democracia e dos direitos humanos vão permanecer para sempre com nós todos, que herdamos tudo isso dele."

Alexino Ferreira destacou a importância do professor Marques de Melo "na consolidação do campo da Comunicação. Várias epistemologias da Comunicação que vêm surgindo tem muito da construção do professor Marques de Melo. Então, a Universidade de São Paulo, através do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, faz o reconhecimento desse grande intelectual da área das Ciências da Comunicação".

"Tive a oportunidade de conhecer o Vladimir [Herzog], foi ele [Marques de Melo] que contratou o Vladimir na ECA. Me senti muito honrada com esse prêmio. Quero agradecer a todos e parabenizar toda a comunidade", agradeceu dona Silvia. "Somos uma grande família", completou, emocionada.

SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Periferia em Movimento; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) e Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB-SP); Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A edição 2021 conta com a parceria e apoio estratégico da União Brasileira de Escritores (UBE), Jornal da USP, OBORÉ, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e TV PUC.

Além das homenagens especiais, o prêmio reconheceu trabalhos jornalísticos em sete categorias. Clique aqui para conhecer todos os vencedores.

Mais informações no site do prêmio.

Assista à cerimônia de premiação aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br