Prêmio Jovem Jornalista abre inscrições

Até o dia 19 de junho, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta no 9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog realizada com o apoio da Intercom. Os autores das dez melhores pautas terão a oportunidade de contar com grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.

Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema ““Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê”. Como o consentimento social é um dos fatores – talvez o principal – pelos quais a violência contra as mulheres continua a atingir números alarmantes no Brasil, a intenção é reconhecer exemplos de como colaborar com a mudança de comportamento da sociedade em relação ao tema, ajudar as pessoas a agir mais e reduzir distância entre o que se pensa e o que se faz. As propostas deverão mostrar as evidências desse problema nas regiões onde os candidatos estudam e também exemplos práticos de como colaborar com a mudança de comportamento da sociedade em relação ao tema.

As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br, e o processo permite inscrição individual ou em equipes de até três estudantes por pauta. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou multimídia.

Além da Intercom, são parceiros da iniciativa o Instituto Avon, a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e a OBORÉ, com o apoio institucional da Periferia em Movimento e Jornalistas&Cia.

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento, com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a partir dos critérios de relevância, criatividade e execução. As pautas selecionadas serão anunciadas em 20 de julho deste ano.

Desenvolvimento da pauta

As equipes selecionadas deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de julho e outubro, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 16 de outubro. A diplomação acontecerá no dia 31 de outubro, em São Paulo, durante a Roda de Conversa com os vencedores do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br