08 de maio de 2024
O Prêmio Luiz Beltrão em 2024 chega a sua 26ª edição.Neste ano, o prêmio recebeu 26 indicações em suas quatro categorias.
Os indicados passarão, neste momento, por uma validação de cumprimento dos critérios definidos em cada uma das categorias. Depois disso, o material irá para análise e votação de um Júri composto pelos ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente, Juliano Domingues, bem como por todos os vencedores do prêmio na categoria Maturidade Acadêmica (desde que em dia com as obrigações estatutárias).
Após avaliação e votação do Júri, os dados serão mensurados e o resultado final será divulgado em Balneário Camboriú, durante o 47º Congresso Nacional da Intercom.
"O Prêmio Luiz Beltrão traz uma importância grande, destacando as pessoas que têm inovado no campo da comunicação, bem como o número de instituições presentes. Esperamos uma escolha significativa por parte do júri, porque temos uma composição muito ampla de indicados, contemplando raça e gênero distintas nas categorias", disse a diretora Cultural da Intercom, Márcia Guena.
A diretoria cultural ressalta que o prazo para os recursos com relação à homologação das candidaturas podem ser apresentados até o dia 10 de maio, no e-mail da secretaria da Intercom (secretaria@intercom.org.br).
Sobre as categorias
O Prêmio Luiz Beltrão existe desde 1998 e é dividido em dois grupos com duas categorias em cada um. O primeiro grupo é destinado para personalidades. Nele, duas categorias são incluídas: Maturidade Acadêmica e Liderança Emergente.
A categoria Maturidade Acadêmica é destinada a pesquisadores sêniores cujo conjunto da obra tenha um reconhecimento nacional e/ou internacional. A professora Doutora Nélia Rodrigues Del Bianco (UnB) foi a vencedora da categoria em 2023.
Já a Liderança Emergente premia e reconhece jovens doutores que tenham adquirido projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias. Em 2023, o Professor Doutor Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) recebeu o troféu da categoria.
O segundo grupo é para instituições e se divide em Grupo Inovador e Instituição Paradigmática. O prêmio de Grupo Inovador, que ano passado foi destinado para a RNCD Brasil – Rede Nacional de Combate à Desinformação, reconhece os núcleos de pesquisa que se destacam pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos ou pragmáticos durante suas pesquisas.
A categoria Instituições Paradigmáticas, em contrapartida, premia cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na pesquisa dos fenômenos comunicacionais. O Arquivo Nacional foi o vencedor da categoria em 2023.
Para a diretora cultural, o prêmio reforça o avanço na área da pesquisa em comunicação, sendo um reconhecimento significativo prestado pela Intercom. "Percebemos a dinâmica do campo e também as pessoas que têm se dedicado a trazer novas ideias, novas pesquisas. Por isso é tão importante que uma entidade como a Intercom reconheça e valorize isso", finaliza Márcia.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br