prof sérgio mattor comemora 70 anos e disponibiliza sua obra na internet

No último dia 1º de julho, o escritor, compositor, poeta, jornalista e professor Sérgio Augusto Soares Mattos completou de 70 anos. E, para celebrar, ele decidiu presentear toda a comunidade acadêmica e profissional das áreas da Comunicação, da cultura e afins com sua obra multifacetada: em seu site (https://www.sergiomattos.com.br/), agora é possível acessar e baixar livros, entrevistas, músicas e vídeos, além de publicações que fazem referência a sua obra.

Sócio da Intercom desde 1982, Sérgio Mattos atualmente é professor associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também é superintendente da editora EDUFRB. Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, Austin (Estados Unidos), realiza pesquisas sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa no Brasil desde a década de 1970, e também se dedica à prática jornalística, à literatura e à música.

Segundo ele, o motivo de disponibilizar sua obra na internet por tempo indeterminado é “compartilhar conhecimento, semear ideias e estimular outras pessoas”. “Disponibilizar a obra na internet é também uma maneira de preservar a produção artística, literária e acadêmica – o conjunto da obra como um todo, e não como partes. Acredito que a obra será melhor entendida quando vista e analisada sob todos os seus ângulos, com suas carências e suas virtudes”, explica.

O Prof. Sérgio Mattos calcula que cerca de 70% a 80% da obra já esteja disponível no site, incluindo livros esgotados ou fora de circulação. Para quem pretende mergulhar nessa vasta produção acadêmica e cultural, mas não sabe por onde começar, ele dá a dica: “Um bom início seria o livro ‘Vida Privada no Contexto Público’, que, em resumo, é a história do Brasil contemporâneo comigo dentro”.

“A internet nos possibilita atravessar fronteiras e vencer as distâncias”, ensina o Prof. Sérgio Mattos. Fica, então, o convite: navegue livremente pelos textos, músicas e vídeos deste que é um dos mais importantes pesquisadores e produtores da Comunicação hoje no Brasil. Boa leitura!



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br