Painel ‘Pensamento Comunicacional Brasileiro’

*No dia 17 de novembro, aconteceu no Pensacom 2015 o painel Pensamento Comunicacional Brasileiro, abordando a temática Repertórios bibliográficos: novos projetos, novos desafios e avanços. “O objetivo principal é mapear o pensamento comunicacional do Brasil, principalmente para preservar a memória. É um projeto memorialista”, informou a coordenadora do painel e diretora Administrativa da Intercom, Sônia Jaconi.

No evento, Sônia Regina Soares da Cunha e Luís Humberto Marcos, ambos da Confibercom, apresentaram a pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional de Portugal. Também foram feitos relatos sobre a pesquisa na área em Alagoas, Bahia, Santa Catarina, Piauí, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Maranhão.

Coletivo dos Brasilianismos Comunicacionais

No segundo dia de Pensacom foi anunciada, também, a criação do portal do Coletivo dos Brasilianismos Comunicacionais - portal.metodista.br/brasilianismos-comunicacionais. Antes chamado Colégio dos Brasilianistas, a troca por Coletivo, no nome, se deu pela ampliação de seu significado, “um grupo que vem crescendo e abraçando diversos pesquisadores”, segundo uma das coordenadoras do projeto, professora Marli dos Santos. “A ideia do portal é criar uma comunidade e resgatar esse conceito, de se criticar e se renovar em grupo”, disse o idealizador do projeto, professor José Marques de Melo.


Valdir Abdallah (à esq.) e Daniel Galindo

O Fórum de Humor, outra atividade do dia 17, foi aberto pelo professor Daniel Galindo, que falou sobre a importância da realidade comercial como objeto de estudo. Em sua palestra, o diretor da Associação Comercial de São Paulo, Valdir Abdallah, tratou do Ativismo Folkcultural dos Sacoleiros, os mascates da Idade Média, e o cartunista Mario Mastrotti lembrou a importância da charge que, para ele, é um editorial gráfico.

* Com informações do Jornal Brasileiro das Ciências da Comunicação

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA