Escola de Verão debate o tema Rádio e Contemporaneidade

Participantes reunidos ao final do evento

O primeiro curso da Escola de Verão da Intercom este ano, sobre “Rádio e Contemporaneidade”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, aconteceu em 27 de janeiro. Ao longo de todo o dia, das 8h15 às 19h, 25 pesquisadores e alunos de pós-graduação em Comunicação estiveram na sede Brigadeiro da entidade, em Bela Vista, para assistir a oito apresentações e debater com os palestrantes sobre os temas: O rádio e a cultura do ouvir" (José Eugênio de Oliveira), "O rádio e as novas práticas de negócio" (Álvaro Bufarah), "Consolidação do rádio na internet: como criar e manter uma webradio” (Ricardo Fadul), "Rádio expandido e reconfiguração dos mercados de mídia sonora" (Marcelo Kischinhevsky), "Futebol midiático: reflexões sobre o jornalismo esportivo no rádio" (Patríícia Rangel) , “Conteúdo no rádio contemporâneo” (Débora Lopez), "Radiodramatização e linguagem radiofônica" (Eduardo Vicente ) e "O rádio público no Brasil" (Valci Zuculoto).

Além dos pesquisadores selecionados para participar da atividade, profissionais e estudantes da área em todo o país puderam acompanhar o evento, que teve transmissão ao vivo pelo site da Intercom.

Na avaliação da coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, Valci Zuculoto, "o curso alcançou plenamente seus objetivos. Palestrantes e participantes deram um retorno bastante positivo, saudando a Intercom e seu GP de Rádio e Mídia Sonora pela realização e aplaudindo os conteúdos expostos, bem como as discussões de cada uma das palestras. Todas as temáticas renderam grande interesse, porque, ao organizarmos a programação, buscamos dar conta de alguns dos principais focos das atuais pesquisas e transformações do meio.

“Todas as vagas presenciais foram preenchidas. A participação virtual também superou expectativas. Dezenas de professores, profissionais, estudantes e interessados em estudos do rádio nos acompanharam ao longo do dia. Em várias universidades e emissoras de rádio pelo país foram montados inclusive grupos para acompanhamento coletivo da transmissão on line da Escola.

“O curso abriu com chave de ouro as comemorações dos 25 anos do Grupo de Pesquisa, que se estenderão ao longo deste ano de 2016. Por isso, agradeço aos meus companheiros de comissão organizadora, os vice-coordenadores Débora Lopez e Marcelo Kischinhevski e a diretora da Intercom Nair Prata. Também agradeço a colaboração dos palestrantes, dos integrantes do GP, dos ex-coordenadores do Grupo e de todos aqueles que nos auxiliaram na organização do evento”.

Patrícia Rangel falou sobre "Futebol midiático: reflexões sobre o jornalismo esportivo no rádio"



Marcelo Kischinhevsky tratou do tema "Rádio expandido e reconfiguração dos mercados de mídia sonora"



Valci Zuculoto abordou o "Rádio público no Brasil"



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br