COLÓQUIO DEBATE A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO na américa latina

Nos dias 3 e 4 de setembro, realizou-se no Hotel Quality Faria Lima, em São Paulo, o Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação, evento que integrou a programação pré-congresso da Intercom. Coordenado por Giovandro Ferreira (UFBA), diretor de Relações Internacionais da Intercom, o colóquio reuniu pesquisadores brasileiros, de países da América do Sul e do México, em quatro mesas.

Na primeira mesa, Francisco Sierra, Cicilia Peruzzo, Marcos Palacios e Giovandro Ferreira (coordenador) debateram o tema “Que y porque investigar em latinoamérica”.


Em sua apresentação, o pesquisador Francisco Sierra (à esq.) propôs o inventário dos grupos de pesquisa da América Latina, em um trabalho em rede, que crie plataformas digitais - Foto: Bob Paulino


Em seguida, discutiram sobre “Como investigar em latinoamérica” Jorge González, Claudio Maldonado Rivera, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, Fernando Oliveira Paulino e Ana Sílvia Médola (coordenadora).


Fernando Paulino enfatizou a importância de divulgar resultados e estimular os GTs da ALAIC a buscarem o estado da arte do campo - Foto: Facebook do evento


Na primeira mesa do dia 4,, foi a vez de Gustavo Cimadevilla, Rosemary Laurindo, Iuri Aragão e Iluska Coutinho (coordenadora) discutirem sobre os “Modos de conhecer, modos de decir, narrativas de la investigación”.


Gustavo Cimadevilla enfocou aspectos como a centralidade da mídia como ator político, com um "poder muito além do simbólico" - Foto: Facebook do evento


Por fim, o tema tratado por Raul Fuentes, Christa Berger, Margarida Kunsch, Sérgio Mattos e Nair Prata (coordenadora) foi “La acumulación de datos en el tiempo: procesos comparativos”.


Christa Berger lembrou que, "ao jornalismo cabe dar a ver o mundo que por meio da linguagem é inapreensivel" - Foto: Facebook do evento

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br