Pensacom 2016 recebe resumos até o dia 31

Termina hoje, dia 31 de outubro, o prazo para envio de resumos de trabalhos de pesquisadores interessados em participar do Pensacom 2016. O evento, realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo, acontece nos dias 12 e 13 de dezembro.

Trazendo como tema central “De volta ao futuro”, o encontro busca promover o debate sobre o pensamento comunicacional brasileiro a partir da celebração dos 70 anos do SESC, os 50 anos da ECA-USP, os 20 anos do Doutorado em Comunicação da UMESP, os 20 anos da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e os 40 anos da Intercom.

Durante o Pensacom Brasil 2016, além de painéis sobre temas relacionados ao pensamento comunicacional e às mudanças no campo da comunicação, lançamento de livros de novos projetos de pesquisa e atividades culturais, também serão realizadas as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do evento.

O formulário para envio de trabalhos está disponível em https://goo.gl/forms/VV5kGR9Vx929ap1t1.

Confira abaixo a lista dos GTs, com seus respectivos e-mails:

GT 1 – Pensamento Comunicacional - pensacom.gt1@intercom.org.br
Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2- Folkcomunicação - pensacom.gt2@intercom.org.br
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 3 – Comunicação e Saúde - pensacom.gt3@intercom.org.br
Ementa – Comunicação e Saúde: relações interdisciplinares. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada a saúde: avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde.

GT 4 – Comunicação Eclesial - pensacom.gt4@intercom.org.br
Ementa – Interface que une Comunicação e Religião no cenário brasileiro contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

GT 5 – Comunicação e Política - pensacom.gt5@intercom.org.br
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 6 – Comunicação digital e tecnologias - pensacom.gt6@intercom.org.br
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 7 – Comunicação e Consumo - pensacom.gt7@intercom.org.br
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

GT 8 – Comunicação Popular e Alternativa – pensacom.gt8@intercom.org.br
Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia.

Clique em http://www.portalintercom.org.br/…/Modelo_Padrao_Texto_Fina… para baixar o modelo de texto completo para os GTs.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br