Intercom comemora 40 anos em Curitiba


A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom faz 40 anos em 2017. A data será comemorada no Congresso Nacional da entidade, que acontece dos dias 4 a 9 de setembro, em Curitiba, na Universidade Positivo. Abordando como tema principal “"Comunicação, memórias e historicidades", o encontro terá uma ampla programação, que começa antes mesmo do início oficial, com o “IV Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação”. Nesse pré-evento, agendado para o dia 3, a professora Monica Rector fará a conferência de abertura, sobre “Carnaval Brasileiro: Trajetória de uma pesquisadora do brasilianismo comunicacional”.

Ao longo dos dias 4 e 5, farão parte da programação o II Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação, que tratará dos “Novos cenários mediáticos: Olhares (críticos) da pesquisa latino americana em comunicação”, com a presença de convidados de Uruguai, México, Argentina e Portugal; o Fórum Ensicom - Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social; o I Colóquio do Grupo de Pesquisa Integrada; e o II Fórum de Comunicação e Trabalho.

Abertura oficial

No dia 6, às 9h, acontecerá a abertura oficial do congresso, com uma conferência proferida pelo pesquisador mexicano Raul Fuentes, seguida de mesas de debate sobre temas como “"Comunicação, memória e suas interfaces" e "Intercom 40 anos: Tempos de pesquisa e consolidação da área".

Dando sequência à programação, estão previstos o Fórum dos Canais Universitários em Rádio e TV, o Encontro dos Assessores das Universidades e Instituições de Ensino Superior, a apresentação de trabalhos de estudantes de graduação na Expocom e o lançamento do livro que traz os depoimentos de todos os presidentes da Intercom. Para fechar o dia 6, a tradicional festa de abertura, uma feira cultura, será realizada a partir das 18h no Eixo de Vivência do campus Ecoville.

O dia 7 começa com o IX Fórum EPTIC, que tratará dos “50 anos de TV pública”, e continua com a apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa (pós-graduados) e no Intercom Jr. (estudantes e graduados). Haverá ainda o Publicom, com o lançamento de livros de sócios da Intercom, e mesas de debate em que convidados falarão de temas como “Jornalismo de resistência – alternativas ao discurso da mídia tradicional” e “O futuro da televisão aberta”. Na primeira, entre outros debatedores, George Marques representará o site The Intercept Brasil; da segunda, participará o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Domingos Meirelles.

Prêmio Luiz Beltrão

No dia 8, quando os congressistas continuarão a apresentar seus trabalhos e haverá oficinas e minicursos, os destaques ficam por conta do III Fórum Socicom-Intercom, do Painel Meio e Mensagem e da entrega do Prêmio Luiz Beltrão a pesquisadores e instituições de destaque na área, e dos Prêmios Estudantis, aos alunos que se distinguiram na edição anterior do evento.

O último dia marca um dos momentos mais esperados do encontro: a entrega dos prêmios Expocom aos estudantes que tiveram seus trabalhos escolhidos como melhores em diversas categorias.

A programação completa está disponível em http://portalintercom.org.br/publicacoes/jornal-intercom/banner-da-home/2015/11/estreia-2/congresso-nacional-da-intercom-vai-acontecer-em-curitiba

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA