Intercom promove Seminário Eixos Temáticos em Mídias em Religiões no dia 14/08

O Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura, atividade do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião (MIRE) da Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realiza, no dia 14 de agosto no Centro Cultural Marques de Mello, em São Paulo, o Seminário Eixos Temáticos em Mídias em Religiões. O objetivo do seminário é contribuir para a construção das bases do “Dicionário em Mídia e Religião”, que deverá ser publicado em 2020 pelo GP Comunicação e Religião da Intercom em parceria com a UNASPRESS – Editora do Centro Universitário Adventista.

Professores, pesquisadores e estudantes das Ciências Humanas, Sociais e da Comunicação interessados nos estudos de mídias e religiões estão convidados a participar. No seminário, haverá a exposição e o debate sobre os eixos temáticos e, em seguida, os participantes serão organizados em grupos para definir subtemas específicos, contribuindo com ideias de verbetes para o Dicionário. “O seminário é uma primeira etapa para o estabelecimento dos grandes temas que gerarão os verbetes do Dicionário. A segunda etapa prevê a criação de um Comitê Editorial, que coordenará a redação dos verbetes”, explica a Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha, coordenadora do MIRE, acrescentando que os participantes do seminário constarão na publicação como colaboradores desta primeira etapa.

“A interface Comunicação e Religião é hoje uma ênfase de pesquisa que desafia não só a área da Comunicação, mas também as Ciências Humanas e Sociais. A presença de grupos religiosos e do ‘religioso’, para além das religiões institucionalizadas, nos distintos processos comunicacionais é elemento hoje que não pode ser desconsiderado pela academia”, avalia a coordenadora do GP. “A publicação do ‘Dicionário em Mídia e Religião’ emerge desse contexto e é uma proposta que certamente vai enriquecer a produção de conhecimento nesta interface.”

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail para gpintercomcomunicacaoreligiao@gmail.com, com a indicação de nome, instituição, e-mail e telefone para contato.

SEMINÁRIO EIXOS TEMÁTICOS EM MÍDIAS E RELIGIÕES

Data: 14 de agosto de 2018 (terça-feira)

Horário: das 9h às 17h

Local: Centro Cultural Marques de Mello

Rua Joaquim Antunes, 711, Pinheiros, São Paulo

Programa:

9h30 – Abertura

10h – Eixos fundamentais para o estudo das religiões – Profa. Eliane Moura (UNICAMP)

10h45 – Eixos Fundamentais para o estudo das mídias – Prof. Jorge Miklos (UNIP)

11h30 – Diálogo e síntese – imbricações na interface religiões e mídias – comentários da Profa. Joana Puntel (SEPAC) e contribuições dos/as pesquisadores/as presentes

12h30 – Almoço

14h – Trabalho coletivo – eixos temáticos comuns – seções do Dicionário em Mídia e Religião e verbetes

17h – Encerramento


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br