Livro apresenta resultados de pesquisa do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom

Os resultados de um extenso projeto de pesquisa realizado nacionalmente pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom será apresentado no livro “Migração do rádio AM para o FM – Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica” (Editora Insular), a ser lançado no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no dia 22 de agosto em Brasília, e no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 7 de setembro em Joinville (SC). A obra é coordenada pelas professoras Nair Prata (UFOP) e Nélia Del Bianco (UnB/UFG).

Quase cem pesquisadores de todo o país entrevistaram 238 emissoras de rádio migrantes como parte do projeto de pesquisa “Migração do rádio AM para o FM: análise do processo, sustentabilidade, audiência e impacto no conteúdo, programação, profissionais e estratégias de relacionamento com a audiência”, do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O objetivo principal da pesquisa foi entender o processo de migração sob os aspectos relacionados ao processo de mudança – investimentos necessários à mudança; expectativa de aumento de faturamento e audiência; reconfiguração do conteúdo e da programação para se adaptar à nova frequência; mudanças na equipe de profissionais; construção de estratégias de relacionamento com a audiência; e reposicionamento da marca da rádio no FM.

“Com este trabalho, desvelamos um rádio que se esforça nas tentativas de se reinventar, buscando novos públicos, novas formas de sustentabilidade e novos modos de sobrevivência em um ecossistema midiático em profunda reconfiguração”, explica Nélia Del Bianco. Segundo Nair Prata, “fazer pesquisa empírica com tal extensão não é uma tarefa simples, mas os dados que vêm à luz compensam todo o empenho na investigação”.


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br